Biscoitinhos de Natal, tradição que sai do forno e aquece o coração

Por Gabrielle Camargo Pustiglione

Célia e suas netas na produção das bolachinhas

O biscoito de Natal é uma tradição deliciosa que encanta todas as idades durante as festas de fim de ano. Não há nada mais gostoso do que reunir a família, preparar uma massa fofinha, cortá-la em formatos natalinos e, depois, decorar com confeitos coloridos. Os biscoitos decorados possuem um toque de afeto e fazem parte da tradição entre muitas famílias, uma forma de presentear pessoas queridas e também como cultura natalina, deixar um biscoitinho para o papai Noel na noite de Natal como forma de agradecimento é um momento de pura magia.

A tradição dos biscoitos para o Papai Noel tem raízes profundas na cultura natalina. Ela se originou na Europa, onde as famílias costumavam deixar comida, como leite e biscoitos para o Bom Velhinho, como um gesto de agradecimento pelos presentes deixados na noite de Natal.

Nesta época, é comum algumas famílias se reunirem para fazer os biscoitos natalinos, atividade que virou tradição. E esse é o caso da família de Célia, que há 3 anos faz bolachas decoradas com suas netas, a produção envolve momentos únicos de muito amor e diversão.

A vovó Célia Maria Romero Silva, de 75 anos, adora cozinhar e este é um dos momentos mais esperados do ano para as netas Laura e Beatriz de 12 anos e Isadora de 8. Os biscoitos são feitos com muito carinho e amor e representa um momento muito especial entre avó e netas. A casa fica cheia, com aroma especial e o resultado? Deliciosas sobremesas e presentinhos com muitas pitadas de amor para serem distribuídos aos familiares.

Na casa de Alessandra Santana Pigossi, de 43 anos, os biscoitinhos viraram tradição. A paixão de Alessandra por confeccionar biscoitos natalinos começou quando foi convidada para fazer um curso sobre os biscoitinhos. O que era para ser apenas um dia de aprendizado virou paixão e até fonte de renda. Hoje, Alessandra faz as saborosas bolachinhas com as filhas Cecília Pigossi de 9 anos e Catarina de 5.

“Chega dezembro e elas já ficam animadas para fazer as delícias. As meninas adoram pintar e decorar os biscoitos. É um momento que ficamos juntas e elas confeccionam seus próprios presentes. Fazem para amigos, professores e para a família que esperam ansiosos pelo presente especial”, conta Alessandra.

“A confecção dos biscoitos viraram tradição de Natal assim como no filme da Frozen, que elas adoram assistir. E agora esperam a noite de Natal para colocar as delícias na árvore para o Papai Noel”, finaliza a mamãe Alessandra.

Oficinas de biscoitos natalinos

A tradição dos biscoitos natalinos invade shoppings e também espaços de férias, um momento cheio de sabor e aprendizado para a criançada. A nutricionista Laura Pedrazzi promove no espaço Nutrir e Brincar a “Oficina de Natal” que ensina como fazer as bolachinhas. “A oficina proporciona às crianças uma experiência divertida e educativa durante a preparação e decoração dos biscoitos natalinos, durante a atividade, elas desenvolvem habilidades motoras, ganham autonomia e descobrem novos alimentos de forma lúdica e envolvente”, conta a Laura.

“Essa tradição, que vem ganhando espaço no Brasil, vai além do simples preparo das bolachinhas. Ela fortalece memórias afetivas e ensina valores como gratidão e generosidade. Um exemplo clássico é deixar bolachinhas decoradas para o Papai Noel na noite de Natal, um gesto que simboliza acolhimento e agradecimento por sua visita”, finaliza a nutricionista com uma receitinha especial para fazer em casa.

 

Biscoito de gengibre - receitinha da nutri Laura

Ingredientes

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 ovo

- 1 colher de essência de baunilha

- 2 colheres de açúcar mascavo

- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

- 1 colher de café de gengibre em pó

- 1 colher de café de cravo em pó

- 1 colher de café de canela

Modo de preparo

Comece batendo o açúcar com a manteiga e a essência de baunilha, até formar um creme.

Adicione o ovo, canela, gengibre, cravo e farinha.

Bata até formar uma massa homogênea.

Embrulhe a massa em um papel filme e leve na geladeira por 15 minutos.

Passe para uma superfície lisa e polvilhe um pouco de farinha para não grudar a massa em formatos e figuras que desejar, disponha em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 por cerca de 10 a 15 minutos ou até ficar crocante.