Como cuidar do seu pet no caso de envenenamento de animais peçonhentos

Por Cruzeiro do Sul

DIVULGAÇÃO/BUTANTAN
Ao notar algo errado, a primeira coisa a se fazer é sempre procurar atendimento veterinário

 

No Brasil, acidentes com animais peçonhentos são frequentes e, além de afetarem os humanos, também colocam em risco a saúde dos nossos animais de estimação. Serpentes, aranhas e escorpiões podem causar sérios problemas, e o primeiro passo ao perceber qualquer sintoma é procurar atendimento veterinário, alerta Thiago Chiariello, coordenador de produção de venenos no Instituto Butantan.

As picadas mais comuns em pets são de serpentes, especialmente de jararaca, cascavel e coral-verdadeira. Os sintomas incluem dor intensa, inchaço, sangramento e alterações neurológicas. O tratamento geralmente envolve medicamentos e, em casos mais graves, o uso de soro antiofídico veterinário, disponível em clínicas de zonas rurais. “Evite aplicar qualquer tratamento caseiro e procure um veterinário”, reforça Chiariello.

Acidentes com aranhas ou escorpiões, embora menos frequentes, também são preocupantes. Não existe soro veterinário para esses casos; o tratamento foca no alívio dos sintomas, como dor e inchaço. Os sintomas de picada de aranha-marrom podem incluir necrose e urina escura. Para prevenir acidentes, mantenha o ambiente limpo, evite acúmulo de lixo e entulho, e tampe ralos e buracos nas paredes. O cuidado deve ser redobrado em áreas endêmicas. Lembre-se: qualquer acidente com animal peçonhento exige intervenção profissional. (Da Redação, com informações da AgênciaSP)