Crianças conhecem de perto a Câmara Municipal de Sorocaba
Você sabe o que o Poder Legislativo faz? Se você não sabe, não se preocupe. Tem até adulto que não sabe! O Poder Legislativo é muito importante para a cidade e para as nossas vidas. É lá que são decididos assuntos como impostos municipais e até o valor que as nossas escolas recebem para realizar e manter as atividades. E foi isso que mais de 60 crianças aprenderam durante uma visita no programa “Vem pra Câmara”. Elas são da Pastoral do Menor. Foi uma tarde para conhecerem o plenário da Câmara, local onde os vereadores se reúnem para discutir as necessidades da cidade.
Em Sorocaba, a Câmara de Vereadores é o Poder Legislativo. Lá trabalham funcionários que fizeram concurso público. Mas também têm os vinte vereadores eleitos a cada quatro anos. Eles propõem e votam projetos que viram lei e que precisamos cumprir.
Além de ocuparem as cadeiras dos vereadores, os pequenos visitantes conheceram um pouco da história de Sorocaba, desde Baltasar Fernandes, o fundador da cidade, até a da própria Câmara. Aprenderam que o primeiro prédio da Câmara ficava no centro da cidade, onde hoje funciona uma agência dos Correios. Também descobriram que os vereadores se encontram duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, para discutir os projetos que podem virar lei, deles e do prefeito.
[irp posts="149970" ]
Eles souberam também que os vereadores ainda apresentam requerimentos, que são pedidos de informações para o prefeito. A Câmara ainda sedia as sessões solenes, que servem para homenagear pessoas, e as audiências públicas, realizadas para discutir assuntos polêmicos entre os vereadores e a população. Todos nós podemos participar desses eventos, pelo menos como espectadores.
Hoje, a Câmara de Vereadores funciona num prédio ao lado do Paço Municipal. Os visitantes conheceram as instalações, passando pela galeria com as fotos dos vereadores que foram eleitos em 2016 -- e hoje estão na ativa -- e a galeria de todos os presidentes que a Câmara já teve até hoje. Isso porque, a cada dois anos um dos vereadores é eleito, entre eles, para ocupar essa função. As crianças ainda puderam participar de uma transmissão da Rádio Câmara.
Depois da visita, teve gente até que decidiu que quando crescer quer ser vereador. O Lei Castro, de 11 anos, que mora no bairro Nova Esperança, diz que uma das primeiras medidas que tomaria no cargo seria pedir para mudar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro e também melhorar as condições da quadra que tem no local. “O vereador aconselha e muda e vida das pessoas”, diz.
[irp posts="125158" ]
Nayara Vitória, de 11 anos, disse que gostou muito da visita. “Tem muitos homens e precisa ter mais mulheres”, observou. Ela ainda disse que vai falar para os amiguinhos sobre a importância da Câmara de Sorocaba. Titus Carvalho, de 9 anos, que é haitiano, e o Matheus Augusto, da mesma idade, sentaram na cadeira dos vereadores e também ficaram entusiasmados em se tornarem parlamentares -- como também são chamados os que são eleitos pelo povo para ter um cargo no Poder Legislativo. Ampliar o trabalho da Pastoral e garantir que todas as crianças tenham acesso ao videogame já estão entre as prioridades deles. A Ana Carolina Cruz, de 7 anos, diz que quer repetir a visita.
Paulo Marquez, que é diretor da Escola do Legislativo da Câmara, conta que a ideia é que receber as crianças é uma forma de incentivar a participação popular e a consciência de cidadão. “É relevante, importante e necessária essa participação. O futuro de todos nós depende deles”, conta. “É uma forma deles conheceram na prática como as coisas acontecem aqui na Câmara”, conclui.
Se você também quer conhecer a Câmara de Sorocaba, é só pedir para os seus professores agendarem a visita. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail para escoladolegislativo@camarasorocaba.sp.gov.br. (Marcel Scinocca)