Crianças do Rotakids mostram que idosos merecem respeito e carinho
Você sabia que em Sorocaba há mais de 43 mil idosos, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? Isso quer dizer que aproximadamente 6,32% da população da nossa cidade é formada por vovôs e vovós. Os idosos possuem uma ampla experiência de vida e temos muito a aprender com eles. Você sabia disso? Existe até um dia exclusivo para eles: o Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro.
E para retribuir todos os ensinamentos que os idosos nos oferecem, devemos valorizá-los. Foi o que os integrantes do Rotakids, clube para crianças vinculado ao Rotary Club de Sorocaba, ensinaram ao cantar a música “Como é grande o meu amor por você”, do Roberto Carlos, para os idosos do Lar São Vicente de Paulo. As crianças gravaram um vídeo cantando para enviar a entidade, conforme conta o presidente do Rotakids, Felipe Trasse Sátiro, de 9 anos.
Segundo ele, além do vídeo, os integrantes também coloriram desenhos com o tema e entrevistaram os avós para conhecer um pouco mais suas histórias de vida. “Eu entrevistei o meu avô por telefone, porque ele mora longe. Perguntei seu nome completo, sua idade e qual era o seu brinquedo favorito”. De todas as respostas do avô, o menino ficou surpreso com uma delas: “Ele me disse que brincava com osso de boi. Achei bem estranho. Esse brinquedo é bem diferente dos que existem hoje em dia”, confessa.
Assim como Felipe, a Elisa Maria de Carvalho dos Santos, de 8 anos, também gostou de entrevistar a avó para saber mais sobre a infância dela. “Temos que dar mais atenção aos idosos. A gente tem que aproveitar o tempo que passamos com eles, desde criança, porque uma hora podemos perdê-los”, alerta. Para Elisa, os idosos irão gostar de assistir o vídeo e receber o carinho das crianças. “Todos os avós merecem receber amor. Eles precisam disso. É importante valorizarmos os idosos, porque um dia também nos tornaremos um, né?”, lembra.
A Rayanne Bocardi Ribas de Oliveira, de 10 anos, concorda com Elisa e diz ser muito importante respeitar e valorizar os idosos. “Eles também precisam de carinho, cuidado e atenção”. Segundo ela, os avós podem ensinar muitas coisas para os netos, como brincar, cozinhar e pescar. “Eu gosto de ficar com os meus avós. Assim eles não se sentem sozinhos. E a gente aprende várias coisas. Minhas avós me ensinaram a fazer bolo, arroz e feijão”, conta.
Para Rafaela Leandro Moura, de 9 anos, todas as crianças deveriam aprender a respeitar e valorizar os idosos. “Se desde pequena a criança não respeita, quando crescer ela também não vai respeitar”, frisa. Agora, com a pandemia do novo coronavírus, ela precisou ficar longe de seus avós. “Estou com saudades. É legal ficar com eles, conversando, a gente se diverte. As crianças aprendem muito ao conviver com os avós”, conta ao destacar que é preciso devolver o amor e carinho que os idosos nos dão.
Isso porque, segundo Felipe, os idosos já fizeram muitas coisas por nós no passado. “Não podemos maltratá-los. Temos que agradecê-los”. E, segundo ele, uma das formas de retribuir esses feitos importantes é dando amor e carinho. “A gente tem que deixar eles felizes. Quando minha mãe ficar mais velha, idosa, eu vou cuidar dela”, finaliza. (Jéssica Nascimento)