Livros ajudam crianças no aprendizado das letras
Crianças do 1º ano do ensino fundamental, dos períodos da manhã e tarde, do Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), estão levando para casa uma maleta bem especial. Toda colorida e contendo a frase “Era uma vez”, a maleta guarda um livro, que deve ser lido em casa, com a ajuda dos pais.
Essa é a forma que a professora Joelma da Silva Santucci planejou para iniciar com as turminhas um projeto de leitura, que seguirá até o final do ano. Esse projeto tem três etapas e ajudará as crianças no processo de alfabetização.
Com idades entre 5 e 6 anos, elas estão na expectativa pelo aprendizado. Na estreia do projeto, que ocorreu no dia 27 de fevereiro, os estudantes foram até a escola vestidos como personagens infantis, como forma de já irem vivenciando o mundo da imaginação, com o qual terão mais contato por meio dos livros.
Lorena Ferreira Borges, 6 anos, disse que ainda não sabe ler e acredita que isso seja difícil. “Tem que ficar estudando muito para aprender a ler e escrever”, afirma. “Gosto de estudar, conheço todas as letras e já sei escrever o meu nome”, orgulha-se. Ela acredita que até o final do ano, já saberá ler e escrever.