Que puxa!
Vanessa Marconato Negrão
Charlie Brown estreou a sua primeira tirinha em 1950 e o seu cão Snoopy veio logo depois. De lá pra cá, Peanuts apareceu em 2.600 jornais e foi traduzido em mais de 40 línguas para 75 países. Ninguém pode duvidar que é muita história pra contar. Gerações inteiras acompanharam as tirinhas de Charlie e seus amigos. Duvido que aí na sua casa não tenha alguém que seja fã dessa turminha, ou tenha pelo menos guardado na memória o traço inesquecível do desenho de Charles Schulz, o seu criador.
Este livro reúne curiosidades, fatos engraçados, quadrinhos e muito mais. Cada personagem (e são muitos) tem todos os seus detalhes revelados. Eu não imaginaria, por exemplo, que a Lucy, com aquele jeito bravo, é uma defensora do direito das mulheres e sonha ser presidenta. E o Charlie Brown, coitado, já perdeu uma partida de beisebol por 40 a 0! Também descobri que o Linus já usou óculos.
Fora os cinco irmãos do Snoopy que eu não conhecia.
Charlie Brown e sua turma é um enciclopédia ilustrada dos Peanuts, daquelas que dá vontade de ler e reler sempre. Com tanto personagem bacana dá vontade de desenhar a sua própria versão de Peanuts e entrar para turma também. Vamos tentar? Da editora Companhia das Letrinhas.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.