Recicláveis viram brinquedos pelas mãos das crianças

Por Jéssica Nascimento

O Leonardo Novais Oliveira mostra que é bom de pontaria no seu próprio jogo de argolas. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/9/2020)

A Luana Vergilio Marz Caceres produziu um jogo da velha. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/9/2020)

Papelão, tubos de papel, canudos, garrafas pet e tampinhas de plástico. Muitas vezes, todos esses materiais acabam indo para o lixo. Mas, se usarmos a criatividade, é possível transformá-los em brinquedos e jogos divertidos. Assim, além de ganharmos um brinquedo novo, podemos ajudar a natureza ao dar outra finalidade a um objeto que seria descartado.

Esse processo se chama reutilizar e faz parte das ações para preservar o meio ambiente. Foi o que os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Politécnico aprenderam nas aulas de Geografia ao estudar sobre os 3R’s da Sustentabilidade -- reduzir, reutilizar e reciclar. Durante a quarentena, os estudantes usaram a criatividade e produziram diferentes jogos e brinquedos com materiais reciclados. É o que conta a professora Érica Della Terra. “As crianças brincaram bastante e se divertiram com os familiares”, afirma.

O jogo de tabuleiro da Valentina Bueno usa tampinhas e papelão. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/9/2020)

Para criar um jogo de tabuleiro com materiais recicláveis, a Valentina Bueno, de 8 anos, usou tampinhas de garrafa, papelão e papel sulfite. “É importante reciclar para não jogar as coisas no mar”. A menina conta que fez o projeto rapidinho. “São dois brinquedos em um. De um lado, tem o jogo de damas e do outro o jogo da memória. Eu já brinquei e me diverti bastante”.

O Lorenzo Fazzio de Abreu, de 8 anos, gostou tanto da atividade que fez dois brinquedos com a ajuda do avô. “Eu fiz um Bob Esponja e um quadro vivo. Achei muito legal. Eu gosto de usar material reciclado para fazer instrumentos e brinquedos”. O pequeno sempre lembra os avós de separarem os materiais que podem ser reciclados. “Assim não acumula muito lixo”.

Lorenzo Fazzio de Abreu fez dois brinquedos com a ajuda do avô. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/9/2020)

Assim como Lorenzo, a Luana Vergilio Marz Caceres, de 8 anos, acha divertido pegar coisas velhas para fazer coisas novas. Pensando nisso, ela construiu um jogo da velha usando papelão, canudos, papel de presente, tampinhas de garrafa e EVA brilhante. “Muitas crianças não têm dinheiro para comprar brinquedos novos, então elas podem fazer com reciclagem”.

Quando Leonardo Novais Oliveira, de 8 anos, viu que em sua casa tinha um monte de garrafas e potes de plástico na reciclagem, ele teve a ideia de fazer um jogo de argolas. O menino pintou tudo com guache e deixou o brinquedo bem colorido, classificando pontuações para cada cor. “Minha família toda está se divertindo. Eu já consegui acertar a argola nas garrafas várias vezes. É muito legal, ensinei todos os meus amigos”.

O Leonardo Novais Oliveira mostra que é bom de pontaria no seu próprio jogo de argolas. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/9/2020)

Fazendo em casa

E você, já pensou em fazer um brinquedo com materiais recicláveis? Que tal aproveitar que estamos passando mais tempo em casa para fazer o seu próprio brinquedo? Preparamos um passo a passo ensinando como fazer um jogo de argolas igual o do Leonardo. Vamos lá?

Materiais:

- garrafas pet

- tinta guache ou durex colorido

- folhas de jornal

- grãos de feijão

Como fazer:

- Escolha uma cor de tinta guache ou durex e passe em volta da garrafa. Você precisa fazer 4 garrafas coloridas: azul, vermelha, amarela e verde.

- Depois coloque os grãos de feijão dentro da garrafa para que ela fique pesada e não tombe com facilidade.

- Abra a folha de jornal e comece fazer um rolinho, formando uma vareta comprida. Agora, faça uma argola e prenda com durex.

- Depois disso, revista as argolas com durex colorido.

- Agora, é só espalhar as garrafas e tentar acertá-las com as argolas. Treine a pontaria e boa sorte! (Jéssica Nascimento)