Diagnóstico precoce é fundamental para tratar o câncer de próstata

Ações do Novembro Azul levam orientações e alertas aos homens

Por Vinicius Camargo

Histórico familiar o principal fator de risco da doença, enfatiza o urologista Luis Gustavo Gun


O diagnóstico precoce do câncer de próstata eleva em mais de 90% as chances de cura. A afirmação é do urologista Luis Gustavo Gun. O médico informa que essa é, inclusive, a única maneira de garantir a eliminação da doença. A campanha Novembro Azul alerta justamente para a importância da detecção do câncer em estágios iniciais. A iniciativa ainda destaca a necessidade de os homens cuidarem da saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata -- chamado de adenocarcinoma -- é o segundo mais comum em homens no Brasil e no mundo. Fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O instituto estima 65.840 casos novos para cada ano do triênio 2020-2022. O número corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Na região Sudeste, o risco é de 62 diagnósticos para cada 100 mil habitantes.

Luis Gun explica que esse câncer acarreta no aparecimento de nódulos malignos na próstata. Conforme ele, não há causa definida para a doença, sendo o histórico familiar o principal fator de risco. Ela aparece, geralmente, a partir dos 50 anos. De acordo com o médico, nessa faixa etária, os homens também podem desenvolver aumento de próstata (hiperplasia benigna). Contudo, esse problema não é câncer. “80% dos homens vão ter aumento de próstata, e não tem nada a ver com o câncer. São doenças de próstata”, reforçou. “Faz parte do envelhecimento e da andropausa masculina”, completou.

Em estágios iniciais, segundo Gun, o adenocarcinoma não apresenta sintomas. Quando aparecem dores e sangramento, por exemplo, a doença já está avançada. Por isso, a prevenção, por meio de monitoramento periódico, é fundamental para o sucesso do tratamento e a cura. Gun cita que homens a partir dos 50 anos devem realizar os exames de sangue PSA, ultrassom da próstata e, complementarmente, o toque retal.

Para quem tem casos na família, o ideal é iniciar essa análise aos 45 anos. “Diferentemente da mama, em que pode haver até o autoexame, não há autoexame de próstata. Por isso, o acompanhamento deve ser feito com um profissional”, disse o médico.
Com o diagnóstico precoce, a maioria dos pacientes é curada com cirurgias e radioterapia. Já a confirmação tardia, dificulta o tratamento e impede a cura. Dessa forma, ao descobrir a doença o quanto antes, o homem beneficia a si próprio. “Primeiramente, pode ter vida e, segundo, com qualidade”, enfatizou ele.

 

Campanha

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba realiza, durante todo o mês, ações voltadas à campanha Novembro Azul. As iniciativas ocorrem nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, com o objetivo de motivar o público masculino da saúde constantemente, e não apenas em época de campanha.

Entre esta segunda-feira (7) e o dia 30, na UBS Escola, haverá, sempre às 10h, orientações sobre prevenção da doença. Além disso, a unidade disponibilizará testagem para HIV e sífilis, bem como exame de sangue. No mesmo dia, a UBS Sorocaba 1 fornecerá orientações sobre saúde do homem, das 9h às 14h. Na quarta-feira (9), a UBS Cajuru sediará palestras sobre prevenção e disponibilizará testes de HIV e sífilis, das 9h às 11h. Na unidade São Bento, haverá orientações acerca da saúde do homem, exames de sangue e de diagnóstico da tuberculose, entre as 8h e as 12h.

Na quinta-feira (10), a UBS Paineiras dará orientações quanto à prevenção do diabetes, das 8h e as 11h. Entre as 9h e as 11h, uma palestra sobre prevenção ocorrerá na UBS Éden, assim como testes de HIV e sífilis. Depois, às 10h, a UBS Brigadeiro Tobias passará informações sobre o mesmo assunto. Até o dia 30, a mesma unidade efetuará coleta de exame, das 9h às 18h. Em seguida, das 10h30 às 13h, a UBS Haro abordará o mesmo tema. (Vinicius Camargo)