Rivalidade entre clubes e seus fãs
O futebol no Brasil transcende o esporte, é uma paixão que une gerações. Famílias se reúnem para vibrar com seus times, criando memórias que duram a vida toda. Mas essa paixão, por vezes, se transforma em violência, manchando a beleza do esporte e colocando em risco a segurança de todos.
A influência do futebol no Brasil é tão grande que os pais ensinam os filhos desde cedo a acompanhar as competições de torneios. O campeonato de futebol é quase um feriado para parte da população que não perde de acompanhar as partidas.
Como em todo o mundo, aqui existem comunidades de fãs desenvolvidas, em conflito devido a disputas territoriais, rivalidades e outros motivos. É claro que confrontos regulares entre torcedores de diversos clubes brasileiros impactam negativamente na segurança das partidas nos estádios durante os campeonatos.
Os torcedores de futebol não entram em conflito apenas entre si: também surgem divergências com a polícia e a direção do clube. Fanáticos por futebol radicais de diferentes clubes esportivos entram em confronto regularmente com base em rivalidades e motivos territoriais. Tudo isso leva a tumultos em massa dentro e fora dos estádios.
Confrontos entre torcedores
Um incidente de confrontos entre torcedores fez com que uma partida entre Vila Nova e Grêmio Anápolis fosse interrompida em 2019. Os torcedores radicais iniciaram um grande tumulto, jogando vários objetos no campo e expressando insatisfação com a arbitragem. O árbitro decidiu interromper a partida para segurança dos atletas, mas isso só aumentou a atitude negativa dos torcedores. E com isso, usuários de aplicativos procuram maneiras de acompanhar notícias e novidades sobre seus clubes favoritos, como o 1Win app android oferece.
Na ocasião, os torcedores do Grêmio Anápolis continuaram as agressões, após o que a polícia respondeu. O resultado do incidente foi desagradável não só para os torcedores, mas também para o time de jogadores pois o clube foi desclassificado. Este incidente desagradável mostrou que as ações dos torcedores influenciam o resultado de um evento esportivo, podendo até levar à perda de imagem e ao encerramento da participação em competições.
Impacto dos conflitos de torcedores na segurança pública
No ambiente do futebol brasileiro, não são incomuns tumultos nos estádios durante as partidas. Em 2013, durante partida entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama, houve conflito nas arquibancadas entre torcidas. Emoções, hostilidade mútua e reivindicações rivais apenas intensificaram o efeito: os torcedores iniciaram uma briga massiva, jogando vários objetos das arquibancadas para o campo.
Este comportamento dos torcedores teve um impacto negativo na segurança dos jogadores e demais torcedores. O árbitro interrompeu a partida e então a posição interveio e a partida só foi reiniciada depois que os torcedores mais agressivos deixaram o estádio, acompanhados pela polícia, e a situação se acalmou.
Este foi mais um exemplo infeliz de mau comportamento de torcedores radicais que levou à interrupção dos jogos. A direção do clube teve que tomar medidas para garantir maior segurança nos estádios e controlar o comportamento dos torcedores.
O papel das associações de torcedores na criação da cultura do futebol
A cultura do futebol se forma sob a influência de diversos fatores, inclusive do esforço dos torcedores. As seguintes circunstâncias são fundamentais para este assunto:
• Criar uma atmosfera nos estádios;
• Suporte da equipe;
• Eventos sociais e culturais;
• Rivalidade;
• Proteger os interesses dos fãs.
As organizações de torcedores estão diretamente envolvidas na formação da cultura do futebol em qualquer país, inclusive no Brasil. Batidas de tambores, sinais, bandeiras, cantos e outros elementos de apoio ativo da equipe criam uma atmosfera única no estádio. Os adeptos continuam a ser o principal eleitorado dos clubes de futebol: apoiam ativamente as suas equipas, criam uma base de adeptos e estimulam o interesse público nas competições de futebol.
Os torcedores organizam periodicamente eventos sociais e culturais: eventos beneficentes, exposições, festivais e torneios, que visam unir a comunidade do futebol e fortalecer os laços entre os torcedores. Acrescentando intriga e emoção está o aumento do espírito de rivalidade entre os times, que também faz parte da missão das torcidas no Brasil. As federações defendem a proteção dos interesses dos adeptos, se esforçando por melhorar as condições de visita aos estádios, combatendo os sentimentos racistas na sociedade e a discriminação no futebol.
Medidas para prevenir a violência entre torcedores
No Brasil, o problema da violência entre torcedores permaneceu relevante por muito tempo, mas fãs de futebol, dirigentes de clubes e dirigentes de futebol contribuíram para a sua solução. Melhorar a segurança nos estádios através do aumento de medidas de segurança, CCTV e detectores de metais deu frutos e medidas legislativas reforçaram o efeito: Adopção de leis rigorosas contra a violência em eventos desportivos.