Como Vinicius Jr. pode ajudar o Brasil a vencer a Copa América de 2024?
O Brasil teve uma preparação perfeita ao vencer o México por 3 a 2 em seu amistoso pré-Copa América no Estádio Kyle Field, no Texas, no sábado. O técnico Dorival Júnior, que assumiu o comando do Brasil em janeiro, decidiu descansar os jogadores titulares, como Vinicius Jr., Rodrygo e Raphinha. Sua decisão valeu a pena, pois os brasileiros saíram na frente com o gol de Andreas Pereira, após passe de Sávio, aos 5 minutos.
O México teve a maior parte da posse de bola no primeiro tempo, mas não teve o toque final para testar o goleiro Alisson Becker, que substituiu Ederson, lesionado, depois de ficar de fora por causa de uma fratura na órbita ocular. No entanto, jogadores como Vinicius Jr. e Rodrigo serão fundamentais para a Copa América 2024, especialmente porque eles vêm de uma sequência de vitórias com o Real Madrid.
O astro do Real Madrid, Vinicius Junior, é o atual favorito para ganhar a Bola de Ouro de 2024 no final deste ano. No mês passado, Vinicius marcou um gol em sua segunda final consecutiva da Liga dos Campeões da UEFA, quando o Real Madrid venceu o Borussia Dortmund em Wembley.
Um gol em Londres encerrou a melhor campanha de gols de Vinicius desde que se juntou ao Los Blancos em 2018, com 24 gols marcados em todas as competições. No entanto, espera-se que os próximos torneios internacionais decidam a votação da Bola de Ouro nas próximas semanas, com Vinicius Jr. representando o Brasil na Copa América, juntamente com a Euro 2024.
Um torneio amaldiçoado para o Brasil
Em 2024, o Brasil estará de olho na Copa América, mas concentrará grande parte de sua atenção em outras competições.
O Brasil é o terceiro país mais bem-sucedido nos 100 anos de história do torneio, mas o fato de os brasileiros priorizarem outras competições pode ser explicado, até certo ponto, pelos longos períodos em que a Seleção esteve ausente e pela irregularidade da própria competição.
A Copa América é o torneio continental mais antigo do futebol e pode se orgulhar de ter desempenhado um papel fundamental na criação da primeira Copa do Mundo, em 1930. Foi na Copa que o Uruguai aprimorou suas habilidades antes de surpreender os europeus e ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris em 1924.
Mas das 46 edições realizadas até hoje, o Brasil se retirou de nove. O país deixou de participar do torneio após sua desistência em 1967, que foi imediatamente seguida por quase uma década sem nenhum tipo de Copa América, já que o êxodo de jogadores para a Europa tornou cada vez mais difícil para o continente reunir seus melhores e mais brilhantes jogadores.
Vinicius Jr. e seus companheiros de equipe esperam vencer a Copa América, embora a Argentina seja a favorita. O jogador do Real Madrid quer ganhar tudo com o Brasil e, por isso, dará 100% de si para marcar o maior número possível de gols.
Vinicius, um dos jogadores mais pressionados do torneio
Será que o torneio será o torneio definitivo para decidir a Bola de Ouro? Se Vini conseguir adicionar uma Copa América ao seu currículo, isso pode ser apenas uma formalidade. Atualmente, o mundo do futebol está muito concentrado na Bola de Ouro, esperando que alguém reivindique formalmente os tronos de Messi e Ronaldo. Vini é um dos candidatos e, depois de sua atuação heroica na final da Liga dos Campeões, ele está à beira do estrelato.
Seu último teste? A Copa América. Com o antigo herói do Brasil, Neymar, impossibilitado de jogar, o astro do Real Madrid tem a chance de se tornar o verdadeiro líder da Seleção. Até agora, ele se limitou a um papel de coadjuvante na equipe nacional, mas neste verão a pressão é grande. Ele é um jogador incrível, mas será que está pronto para ser o rosto de seu país? Se a resposta for sim, todos nós nos lembraremos deste verão como o início da era Vini.
Outros jogadores importantes na Copa América
Vinicius é a superestrela. Endrick é a estrela em ascensão. Rodrygo, portanto, é a estrela despercebida. Rodrygo é frequentemente ofuscado no clube e na seleção, e ainda mais agora que Endrick, o fenômeno adolescente, continua a crescer. No entanto, Rodrygo é um jogador extraordinário, com versatilidade para jogar em toda a linha de frente e qualidade para marcar muitos gols.
Sem Neymar, o ataque brasileiro está sob pressão e substituir o lendário ponta não será um trabalho para um homem só. Grande parte da pressão recairá sobre Vinicius, e parte sobre Endrick. Se Rodrygo conseguir se destacar, o ataque do Brasil poderá ser imparável, o que é dizer muito quando se trata de uma das principais equipes.
Com apenas 17 anos de idade, este verão será a apresentação de Endrick ao resto do mundo. Muitos torcedores verão o prodígio brasileiro jogar pela primeira vez e, como diz o ditado, não há segunda chance de causar uma primeira impressão.
Independentemente de como será o verão, Endrick certamente se tornará um superstar. Ele simplesmente tem muito talento e parece ter uma boa cabeça sobre os ombros. As comparações com Pelé são prematuras, mas Endrick parece estar pronto para ser o próximo em uma longa linha de brasileiros que mudam o jogo.
O legado de Messi está garantido, é claro, mas neste verão ele tem uma grande oportunidade de ampliá lo. Estatisticamente, Messi está a quatro gols do recorde de todos os tempos da Copa América (17) e, se jogar em uma partida, ele se tornará o jogador que mais jogou na competição. É claro que Messi não está lá pelos prêmios individuais, mas pelos troféus.
Se Messi adicionar outra Copa América ao seu armário de troféus, ele terá liderado a Argentina em uma corrida sem precedentes. Seriam três troféus consecutivos para Messi e companhia, que teriam vencido a Copa do Mundo e a Copa América em um espaço de três anos. Não há como negar a grandeza de Messi, mas ele pode acrescentar ainda mais se conseguir levar a Argentina à glória mais uma vez.