Final brasileira irá ampliar ainda mais a hegemonia do país na Libertadores

O confronto será entre Atlético Mineiro e Botafogo

Por

A bola vai rolar no dia 30 de novembro em Buenos Aires, na Argentina

A Libertadores está cada vez mais parecendo uma Copa do Brasil com algumas equipes convidadas. Nesta edição, com outra final brasileira confirmada, o país conquistará seu sexto título consecutivo. Dessa forma, muitos torcedores estão aproveitando o código promocional Betano para fazer suas apostas: afinal, quem ficará com a taça?

Atlético Mineiro e Botafogo conquistaram suas vagas após eliminarem, respectivamente, River Plate e Peñarol. E a classificação, em ambos os casos, ocorreu praticamente no primeiro jogo. Enquanto o Galo venceu os argentinos por 3 a 0, o Glorioso massacrou o conjunto uruguaio, aplicando uma goleada de 5 a 0.

Na segunda partida, bastou aos times brasileiros administrarem a bela vantagem. O Galo segurou um empate por 0 a 0 e o Botafogo perdeu de 3 a 1. De todo modo, os dois confirmaram a classificação à final.

Esta será a quarta final brasileira nas últimas seis edições da Copa Libertadores. E essa hegemonia tem levado a crônica sul-americana a debater um possível fair play financeiro, uma vez que os demais países não têm conseguido competir com o Brasil.

Recentemente, o futebol brasileiro tem passado por um processo de profissionalização, o que inclui a chegada das SAFs ao país. Por isso, as equipes investiram bastante em infraestrutura e conseguiram elevar de maneira considerável o seu poder financeiro.

Últimos campeões da Libertadores

De 2019 para cá, o Brasil criou uma verdadeira hegemonia na Copa Libertadores. Naquele ano, a conquista do Flamengo - justamente contra o River Plate - iniciou uma sequência de vitórias brasileiras que se transformariam em um recorde.

Depois do título rubro-negro, vieram os de Palmeiras (2020 e 2021), Flamengo novamente (2022) e Fluminense (2023).

Essas cinco consquistas consecutivas de equipes brasileiras transformaram-se em um domínio que nenhum país jamais havia obtido antes na história da competição. E agora essa hegemonia tem tudo para ser ampliada.

Com uma final garantida entre Atlético Mineiro e Botafogo, o Brasil, portanto, alcançará seu sexto título consecutivo. E se essa discrepância financeira não se alterar nos próximos anos, a tendência é de que os times brasileiros sigam dominando o torneio.

Brasil chega perto da Argentina em número de títulos

A sequência de títulos brasileiros na Libertadores fez com que o país chegasse perto da Argentina no número de conquistas.

Ao longo da história, os argentinos já venceram o torneio sul-americano 25 vezes. Os brasileiros, por sua vez, conquistaram a taça em 23 oportunidades. Essa diferença, agora, provavelmente cairá para apenas um título - e em breve poderá ser superada.

Embora o Brasil ainda tenha menos títulos, é o país com o maior número de times campeões. Ao todo, 11 clubes daqui já ficaram com a taça mais importante do continente.

São eles: Santos, ´Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Vasco, Palmeiras, Internacional, Corinthians, Atlético Mineiro e Fluminense

Pelo lado argentino, "apenas" oito equipes já foram campeãs, o que inclui as recordistas de títulos Independiente (7) e Boca Juniors (6). Também levantaram a taça River Plate, Estudiantes, San Lorenzo, Vélez Sarsfield, Racing e Argentinos Juniors.

Galo e Botafogo querem igualar rivais

Na final deste ano, que será disputada no dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, as duas equipes brasileiras querem igualar seus rivais.

O Galo já conquistou a Libertadores uma vez, em 2013, e o bicampeonato faria com que ele chegasse ao mesmo número de taças que o Cruzeiro, campeão em 1976 e 1997.

Já o Botafogo é o único dos grandes cariocas a nunca ter conquistado a Libertadores. O título, portanto, deixaria o Glorioso em pé de igualdade com seus rivais, embora o Flamengo ainda seja o recordista no Rio de Janeiro, com três troféus.

Muitas coisas estarão em jogo na final deste ano, portanto. E os torcedores podem esperar um grande duelo entre duas das melhores equipes do futebol brasileiro.