Com poucas novidades, Corolla 2024 melhora com redução de consumo na versão GR-Sport

Na prática, a Toyota fez somente uma alteração na calibração do motor 2.0 flex para se adequar às novas normas de emissões

Por Cruzeiro do Sul

A versão GR-Sport utiliza o motor aspirado 2.0 flex, mais o câmbio automático do tipo CVT com opções de trocas simuladas de até sete marchas

Apesar da expectativa de recebermos no Brasil a nova geração da propulsão híbrida do Toyota Corolla, já disponível em outros mercados, a linha 2024 do sedã vendida aqui não recebeu a novidade. O Corolla segue oferecido com duas versões híbridas, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium, ambas equipadas com um motor a combustão 1.8 flex e mais dois elétricos, que entregam a potência combinada de 122 cavalos e torque de 16,6 Kgfm. As demais versões, GLi, XEi, Altis Premium e GR-Sport, que ilustra esta avaliação, utilizam o motor aspirado 2.0 flex, mais o câmbio automático do tipo CVT com opções de trocas simuladas de até sete marchas.

Na prática, a Toyota fez somente uma alteração na calibração do motor 2.0 flex para se adequar às novas normas de emissões. Com isso, o motor perdeu dois cavalos de potência, caiu para 175 cavalos. Em compensação, a alteração garantiu redução no consumo do 2.0 flex superior a 8%, segundo a Toyota. Pelos números oficiais divulgados, com esse motor o Corolla faz médias 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina, algo realmente fácil de alcançar, com destaque para o desempenho na estrada.

O que ajudou nisso também, como lembrou a Toyota, foi a adoção das novas rodas de liga leve com pneus de perfil mais alto, agora com medidas 215/55. Tem ainda a contribuição do câmbio CVT, que no Corolla tem aquele comportamento mais clássico e eleva bem a rotação do motor quando você pisa fundo para retomar a velocidade rápido. No mais, o Corolla mantém a boa característica de conforto com seu rodar macio, é um sedã de respeito.

No caso da versão GR-Sport, como tem compromisso com a esportividade, conta com conjunto de suspensão mais firme, formado por molas e amortecedores um pouco mais rígidos, braços estruturais ligados ao chassi, além dos detalhes visuais, como os defletores na parte de baixo da carroceria, saias laterais e um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas.

O espaço interno -- que segue bom para quatro pessoas -- é onde estão as novidades mais substanciais da linha 2024, voltadas para conforto e segurança. Agora todas as versões contam com saída de ar-condicionado e duas entradas USB-C para o banco traseiro, central multimídia de 9 polegadas -- com Android auto e Apple Carplay sem fio -- e painel de instrumentos digital: de 7 polegadas na versão de entrada, a GLi, e um belo painel de 12,3 polegadas configurável a partir da versão XEi. Na GR-Sport, ganhou ainda o teto solar.

Quanto à segurança, o Corolla já era bem servido de equipamentos desde a linha 2023, com sete airbags e o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense -- com vários recursos de assistência à condução -- como itens de série desde a versão mais simples. Na nova linha, a partir da versão XEi, o Toyota Safety Sense recebeu aprimoramentos no sistema de pré-colisão frontal para melhorar a precisão na identificação de pedestres e ciclistas. Tem mais dois reforços, exclusivos para GR-Sport e as versões Altis Premium: o sensor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.

No visual, o Corolla mudou pouquíssimo, com destaque para a nova grade frontal presente em toda a linha, além das novas rodas e opções de frisos. Mas merece elogio pelos ajustes estratégicos nos pacotes de conforto e de segurança, este, o mais importante. Foi assim que fechou outro ano na liderança de vendas, mantendo a condição de preferido disparado dos compradores de sedãs médios no Brasil, com muita, mas muita folga mesmo. Vendeu praticamente 10 vezes mais que o segundo colocado, o Nissan Sentra. Cenário que vai seguir igual em 2024, não há do que duvidar.

Preço Toyota Corolla GR-sport: R$ 181.590,00