Novo HB20 corrige pontos polêmicos
Linha 2023 ganha em visual e recursos, mas mantém as mesmas ofertas de motor e câmbio
O ano de 2022 é simbólico para a Hyundai do Brasil, pois comemora dez anos de produção local e também do seu modelo mais vendido por aqui, o HB20. Momento oportuno para fazer uma boa renovação no modelo e corrigir aqueles pontos que causaram polêmica na última reestilização, como os desenhos dianteiro e traseiro.
A dianteira agora pode ser considerada um dos pontos fortes do HB20, com capô mais largo e com dois grandes vincos, faróis afilados, grade e para-choques redesenhados. Muitos já comentaram que ele ficou parecido com os modelos da VW, o que também acho, mas é algo positivo, pois ficou atualizado com o que se vê como tendência nos carros atuais.
Já a traseira ainda pode gerar alguma discussão, mas também considero melhor do que antes. As novas lanternas -- com iluminação de LED em todas as versões -- têm um volume frontal, avançam pela lateral da carroceria e agora são ligadas por uma barra na mesma cor. Observando de lado, nada mudou, apenas as novas opções de rodas, como as de liga leve aro 16 e acabamento diamantado disponíveis a partir da versão Comfort.
Dentro, recebeu apenas uma atualização básica nos tecidos dos bancos, com direito a revestimentos que misturam material que imita o couro nas versões mais caras. Novo é o painel de instrumentos, batizado Supervison Cluster, que simula um conjunto 100% digital com iluminação colorida de LED nas laterais, mas só no meio traz uma tela TFT configurável. A central multimídia segue com a boa tela de 8 polegadas e comandos por toque, com direito a uma evolução: passa a fazer espelhamento de smartphone sem fio.
Ganhou também três entradas USB, uma tipo A e duas tipo C, sendo uma delas para os passageiros traseiros. Nas versões mais equipadas, ganhou ainda o sistema de carregamento de celular por indução, instalado meio escondido no painel central, abaixo dos comandos do ar-condicionado, uma solução interessante.
Motor e câmbio
O HB20 segue bem servido com duas opções de motor: o 1.0 aspirado flex de 80 cavalos e 10,2 Kgfm de torque; e o 1.0 turbo flex de injeção direta de combustível, 120 cavalos de potência e torque de 17,5Kgfm. Ao todo são sete versões, três equipadas com motor aspirado e sempre com câmbio manual de cinco marchas; e outras quatro turbinadas que podem ser equipadas com câmbio manual ou automático, sempre de seis velocidades.
A linha HB20 2023 já está disponível nas lojas, mas apenas nas versões com carroceria hatchback. O HB20S foi mostrado rapidamente durante o lançamento para imprensa, mas não teve os preços divulgados. O sedã só chega às lojas em outubro próximo com o mesmo pacote de renovação.
Recursos semiautônomos reforçam segurança
O HB20 2023 merece destaque por outra novidade, a oferta de seis airbags em todas as versões. No entanto, alteração importante envolve a evolução do Smart Sense, pacote de segurança da Hyundai que reúne alguns recursos semiautônomos, como o alerta de colisão com frenagem automática.
Bom exemplo é o alerta de saída de faixa, que também já estava disponível no HB20, mas que atuava apenas com alertas sonoro e luminoso no painel. Agora, além de poder interferir no volante, oferece um recurso adicional, o assistente de monitoramento do veículo em relação à sinalização horizontal de trânsito. Ou seja, além, de colocar o carro na trajetória correta, ele também alinha o veículo no centro da faixa.
Ganhou também o assistente de tráfego cruzado traseiro, recurso que ajuda evitar colisão ao sair de uma vaga em ré emitindo um aviso sonoro e até freando o carro, se necessário. Há ainda o alerta de saída segura, que avisa caso você ou o passageiro abra a porta enquanto outro carro se aproxima por trás.
E tem o assistente de ponto cego -- já bem conhecido por emitir sinais luminosos e sonoros nos retrovisores -- mas que no HB20 pode atuar com o alerta de saída de faixa e corrigir a trajetória em caso de distração do motorista. Muito legal, mas, antes que você pergunte, já confirmo: o Smart Sense é exclusividade da versão Platinum Plus, a mais cara da linha. (Benê Gomes)
Preços Hyundai HB20 2023 (SP)
Sense 1.0 flex MT5 - R$ 79.290
Comfort 1.0 flex MT5 - R$ 72.690
Limited 1.0 flex MT5 - R$ 88.390
Comfort 1.0 turbo flex MT6 - R$ 96.990
Comfort 1.0 turbo flex AT6 - R$ 102.790
Platinum 1.0 turbo flex AT6 - R$ 108.990
Platinum Plus 1.0 turbo flex AT6 - R$ 118.390
Assista ao vídeo: