Renault Duster 2023 ficou muito melhor com motor turbo

Mas o SUV segue devendo no pacote de segurança

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A versão Iconic, a topo de linha, agora conta com um propulsor moderno, cujo acerto com o câmbio está bem equilibrado

Depois da boa reestilização em 2021, o Duster voltou a ser notícia por um motivo muito interessante: a linha 2023, ganhou uma versão turbinada, equipada com o novo 1.3 TCe turbo flex de 170 cavalos de potência. Tudo bem que o motor turbo ainda é exclusividade da versão Iconic, a topo de linha, mas é muito bom saber que o Duster agora conta com um propulsor moderno, com injeção direta de combustível, duplo comando variável de válvulas e alguns refinamentos de construção nos cilindros e do comando de válvulas.

O resultado, como era natural esperar, é uma novíssima realidade para este SUV. E olha que ele utiliza o câmbio automático do tipo CVT, o que sempre nos leva a pensar no motor girando alto em retomadas nem sempre empolgantes. No Duster, além da opção das trocas de oito marchas simuladas pela alavanca, o acerto de motor e câmbio está bem equilibrado e você consegue fazer trocas manuais abusando das rotações altas e tira muito proveito do bom torque disponível nas rotações mais baixas. Aliás, esse é o maior impacto dele, porque arranca forte graças aos 27,5 Kgfm já disponíveis abaixo dos dois mil giros. Uma receita que tornou o Duster muito ágil em todas as situações e permitiu que faça de 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos.

Com isso, vem outro ganho que a Renault faz questão de ressaltar: a eficiência do motor, que conquistou o selo “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Mas não crie muita expectativa andando com ele na cidade com etanol no tanque, pois se não aliviar o pé no acelerador, vai acabar baixando o ponteiro do combustível com agilidade também. O Duster conta com o sistema Star&Stop que liga e desliga o motor em paradas no trânsito urbano -- recurso que dá uma boa ajuda para quem busca economia de combustível.

E tem ainda aquele conhecido sistema da Renault, que reúne as funções Eco Scoring e Eco Monitoring, com acesso pela tela do multimídia. Dá para conferir como você está dirigindo, se está forçando demais o pé no acelerador, e até receber notas sobre o desempenho simbolizadas por estrelinhas. O Duster 1.3 turbo flex, pelos números oficiais, entrega médias de 10,8 km/l na cidade, e 11,5 km/l na estrada com gasolina no tanque.

SUV robusto

Mesmo se tratando de um modelo mais alto e quadradão, o Duster tem boa aerodinâmica para um SUV, roda seguro e com conforto. Vale lembrar que a Renault, com o passar dos anos, veio ajustando o acerto de suspensão e conseguiu bons resultados. Bom também porque tem muito espaço para passageiros e bagagens, com o porta-malas de 470 litros.

Assim, como a grande mudança da linha 2023 envolveu a parte mecânica, o Duster segue exatamente igual, o que não é ruim, pois as últimas alterações ainda não envelheceram. E sim, segue com as lanternas traseiras que lembram as do Jeep Renegade e o Kit Outsider, um opcional disponível para as versões topo e com inspiração direta no mundo 4x4, com direito a proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso para porta, barra de teto e retrovisor na cor preta.

Por dentro, mesma coisa, mantém o visual rejuvenescido da última atualização. O painel ficou elegante com a tela multimídia de 8 polegadas bem integrada ao conjunto. Só o quadro de instrumentos segue um pouco modesto, com velocímetro e conta-giros analógicos, e a pequena tela TFT no centro para as informações do computador de bordo. Mas nada que comprometa a proposta do Duster.

Para fechar uma abordagem geral, o motor 1.3 turbo flex garantiu uma considerável evolução para o Duster. No entanto, ainda deve um atualização na lista de recursos de segurança. Por exemplo, ele só conta com os 02 airbags obrigatórios por lei, e passa longe de recursos de condução semiautônoma, apesar de ter preço alinhado com os concorrentes diretos e que são mais equipados.

Preço Renault Duster Iconic Turbo 1.3 CVT X-tronic: R$ 141.290,00