Motor falhando ou consumindo muito? Pode ser o filtro de combustível

Inclua aí também outras partículas que podem se acumular no fundo do tanque do seu carro depois de um tempo de uso

Por Cruzeiro do Sul

O filtro de combustível fica localizado entre o tanque e o motor, numa posição nem sempre de fácil acesso; trocá-lo pode requerer mão de obra profissional

Peça simples e instalada numa posição estratégica entre o tanque e o motor, o filtro é o responsável por impedir que o combustível carregue impurezas para o sistema de injeção. Mesmo que você evite abastecer em locais suspeitos, saiba que o combustível pode absorver partículas de sujeira como poeira, ferrugem e alguns resíduos que se acumulam durante o armazenamento e o transporte até o posto. Inclua aí também outras partículas que podem se acumular no fundo do tanque do seu carro depois de um tempo de uso.

Pois nada disso pode chegar até o sistema de injeção ou ao carburador, no caso de modelos mais antigos. Caso isso aconteça, é grande o risco de problemas com outros componentes do motor. Então, para não sofrer com isso, a receita é simples: fique atento ao prazo de troca e também a alguns sinais que o carro dá.


Quando trocar?


Confira a recomendação do fabricante, sempre disponível no manual do proprietário. Geralmente a troca é indicada a cada 10 mil km rodados, mas lembre que a qualidade do combustível e as condições do tanque têm influência direta na vida útil do filtro. Ou seja, dependendo dessas condições, a troca deverá ser realizada antes da recomendação padrão. Para descobrir se o filtro está comprometido, preste atenção aos sinais de falhas que o carro dá, como dificuldade na aceleração, marcha lenta irregular, aumento de consumo ou aquela fumacinha preta saindo do escapamento.


Cuidados na escolha


Antes de comprar o filtro novo, faça outra consulta ao manual, desta vez para saber qual é o modelo indicado para seu carro. Existem diferentes tipos e marcas de filtro, cada um projetado para atender características específicas de acordo com o tipo de motor. Por exemplo, filtros usados em veículos movidos a etanol, incluindo os bicombustíveis, são construídos em material apropriado para resistir a esse tipo de combustível, que é mais corrosivo.


Apoio profissional


Apesar de aparentemente fácil, a troca do filtro de combustível requer uma dose de conhecimento técnico. Caso não tenha intimidade suficiente com essa atividade, é mais seguro contar com o suporte de um mecânico experiente.

E uma dica importante: caso seja necessário, a troca do filtro sempre pode ser feita antes do prazo recomendado, mas nunca deve acontecer após o prazo indicado pelo fabricante.