GWM quer mostrar que sistema híbrido é a solução

Primeiros SUVs Haval H6 começam a chegar às mãos dos brasileiros

Por Cruzeiro do Sul

A versão GT tem um apelo mais esportivo, com carroceria cupé, e investe no sistema híbrido plug-in -- ou seja, pode ser recarregado na tomada

O movimento da marca GWM do Brasil começou no final do ano passado, com as primeiras notícias sobre seus SUVs da linha Haval H6. Pois, agora, após o lançamento do programa de pré-venda, os modelos começarão a chegar às mãos dos primeiros compradores brasileiros.

O H6 tem três versões disponibilizadas para o Brasil, todas com propulsão híbrida -- essa, uma bandeira incontestável da GWM. A Premium tem duas opções, uma híbrida convencional e outra híbrida plug-in, enquanto a GT tem apelo esportivo e carroceria SUV cupé, e também é híbrida plug-in.

O Haval H6 Premium tem o desenho de um SUV tradicional, é grande, com 4,72 metros de comprimento e 2,74 metros de entre-eixos. O desenho é bonito, cheio de vincos, a frente tem faróis longos Full LED, a grade se mistura com uma parte do para-choque e tem detalhes cromados. Aliás, na China, o H6 carrega muito mais cromados na carroceria. Aqui, boa parte deles receberam acabamento escuro, como os das laterais, inclusive as grandes rodas aro 19. A traseira também é bonita, tem lanternas de LED ligadas por uma faixa iluminada. A tampa do porta-malas de 515 litros tem acionamento eletrônico e pode ser aberta pelo movimento dos pés.

Como tem bom entre-eixos, o espaço traseiro é generoso, até para o passageiro do meio. O piso é quase plano, o que garante conforto para as pernas e pés, e há também saída de ar-condicionado traseiro e duas entradas USB. Tem muito cuidado com o acabamento e a proposta visual é moderna, no mesmo nível -- ou até melhor -- do que vemos nos modelos de marcas alemãs, norte-americanas e japonesas, com as quais o H6 quer concorrer aqui. É equipado com duas telas digitais no painel, uma de 10,25” para os instrumentos e outra de 12,3” para o multimídia, que formam um imponente e tecnológico conjunto. O console central é alto e reúne uma tecla para acionamento do freio estacionamento eletrônico e o bonito botão giratório da transmissão automática. Em questão de conectividade, como é de se imaginar, traz tudo o que se espera em um carro desse padrão, inclusive wifi 4G nativo.

Sistema ADAS nível 2+

No quesito segurança, entrega bastante coisa também. O H6 tem o ADAS nível 2+, que reúne os já conhecidos controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado, sistema centralização de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, entre outros.

Mas tem evoluções, como no Park Assist, recurso de manobra automática de estacionamento em vagas paralelas e em 45 e 90 graus. Nele, não é preciso nenhuma interferência em freio, acelerador e nem volante, tanto para entrar como para sair da vaga. E vai além, com uma novidade interessante, o recurso Auto Reverse. Quando acionado, registra um trajeto de até 50 metros e pode repetir o caminho em marcha à ré. Isso mesmo, ele faz o carro voltar ao ponto de saída repetindo exatamente a mesma manobra feita pelo condutor

“O H6 HEV é a melhor solução para quem não pode fazer a recarga da bateria na sua garagem”, enfatiza Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil. Ou seja, enquanto os outros discutem a falta de estrutura para o carro 100% elétrico no país, a GWM quer mais é vender seus híbridos que não oferecem o risco de deixar o motorista no meio da estrada sem carga na bateria. São dois conjuntos de propulsão, o mais “modesto” conta com um motor 1.5 turbo a gasolina e mais um elétrico, fechando a potência combinada de 243 cavalos e 54 Kgfm de torque. É o conjunto que equipa o H6 Premium HEV.

Já o Premium PHEV, que é do tipo híbrido plug-in e pode ser carregado em casa, é equipado com o mesmo motor 1.5 turbo a gasolina, mas tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Assim, a potência combinada salta para 393 cavalos e o torque para 77,7 Kgfm. Força que tem tudo a ver com a versão GT PHEV, que se diferencia pelo visual com forte apelo esportivo e detalhes visuais todos escurecidos.

Mas o foco da GWM, independente da versão em questão, é a autonomia no modo elétrico, que pode atingir até 170 Km. Não por acaso, o sistema trabalha sempre priorizando o modo elétrico, o que garante um comportamento geral de carro 100% elétrico. Por isso também, a versão Premium H6 HEV consegue excelentes números de consumo para um carro desse porte: 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

Junte a tudo isso, o jeito diferente de vender carro que a GWM está implantando no Brasil, com muito mais uso da internet e autonomia para o comprador, mas ainda em conjunto com a rede de concessionárias. A pré-venda aberta em fevereiro passado surpreendeu a própria marca, com o número de interessados e de clientes que fizeram a compra sem mesmo experimentar o carro. Sinal de que a receita pode dar certo.

Preços GWM HAVAL H6
Premium HEV: R$ 209.000,00
Premium PHEV: R$ 269.000,00
GT PHEV: R$ 299.000,00