Por dentro da Classic 1500 Laramie
Mais simples da linha RAM, modelo não abre mão do motorzão V8 Hemi de 400 cavalos
Desde o início de 2020, temos no Brasil as estilosas e chamativas picapes RAM. A mais recente chegou no ano passado e é também a mais barata, a Classic 1500. Por isso pode rivalizar em preço com as versões topo de linha de modelos como Toyota Hilux ou VW Amarok. A Classic 1500 tem duas versões: a Laramie tem acabamentos externos cromados; e a Laramie Night Edition, traz todos os detalhes escurecidos. Para ter preço menor, usa a carroceria da geração anterior, mas que também é imponente, com capô longo e alto, a grade e o logo da marca grandes também.
Os faróis são halógenos e com projetor de dupla função, para luz baixa e alta. Só a luz de rodagem diurna é de LED. Nas laterais, tem como destaque as rodas de alumínio cromadas de 20 polegadas com pneus para asfalto, e o estribo do mesmo tamanho da cabine. Atrás, traz um grande logo na tampa da caçamba e as lanternas são iluminadas por LED.
Agora, falando sobre a caçamba, tem um detalhe que vale observar: a capacidade de carga da RAM Classic, que é de apenas 531 Kg. Ou seja, suporta menos peso que a Fiat Toro, modelo bem menor e que pode carregar até 750 Kg. Mas isso tem explicação. Na Classic, o foco é a capacidade de reboque, algo bastante valorizado pelos clientes norte-americanos acostumados a ter um trailer para viajar. E nisso, ela faz bonito, com capacidade de reboque de 3.500 Kg. Mas merece crédito também pelo espaço da caçamba, que é de 1.424 litros.
Dentro, mais surpresa com o tamanho da cabine e o nível de sofisticação, mesmo na versão acessível da linha RAM. Tem muito acabamento em couro com costuras aparentes, detalhes que imitam madeira, superfícies emborrachadas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação, painel de instrumentos com seis mostradores analógicos e uma tela central de TFT.
Tem um cuidado pensado para pessoas mais baixas, o ajuste de altura dos pedais, acionado por botão na lateral do volante. A tela do multimídia é de 8,4 polegadas e tátil, traz navegador nativo, Android Auto e Apple Carplay -- mas que exige cabo para a conexão -- e som Alpine, com 10 alto-falantes e subwoofer.
Entre os bancos dianteiros, tem um generoso console central que pode funcionar como uma pequena mesa e com dois espaços internos, um deles, bem profundo e refrigerado. Já quem vai atrás, tem mordomia também, começando pelo entreeixos de 3,57 metros, que garante muito espaço para as pernas. Tem ainda assentos com aquecimento e duas saídas de ar-condicionado, e capricha com diferentes compartimentos traseiros, dois nas laterais do assoalho e outros dois embaixo do assento.
Coração forte
Esse é um ponto muito lembrado por quem se interessa ou já gosta de um modelo RAM, o icônico motor HEMI V8 5.7, movido a gasolina, de 400 cv de potência e torque de 57 Kgfm. Aliás, o torque não é o mais forte entre as picapes vendidas no Brasil, mas em potência, não tem discussão. A transmissão é automática de oito velocidades e não traz alavanca, apenas um botão giratório e numa posição diferente, no painel central. Então, na Classic não dá pra fazer trocas manuais, mas é possível travar a transmissão em uma determinada marcha quando necessário, ação importante para quem encara o trabalho pesado ou costuma puxar um trailer. E conta com tração 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, mais diferencial traseiro antideslizante.
O resultado? Acelera forte sim, mas esse V8 tem uma característica: ronca macio, com uma aceleração sempre progressiva, nada de tranco em arrancada. A velocidade é limitada a 174 km/h, uma questão de segurança, pensando no tamanho da picape. Mas tem outro refinamento para ajudar no consumo, o sistema que desativa metade dos cilindros quando não há necessidade de muita força, como no trânsito mais lento da cidade. Segundo a RAM, nessa condição o consumo pode ser reduzido em até 20%. Pelos números oficiais, faz médias de 5,2 Km/l na cidade e 6,4 Km/l na rodovia. Para facilitar, tem um tanque de 98 litros.
No mais, guardadas as proporções, é uma picape que quase tem comportamento de carro de passeio, pois a suspensão tem ajuste para o conforto e a traseira tem eixo rígido equipado com molas helicoidais e amortecedores, sem o clássico feixe de molas semielípticas mais comuns em picapes.
A Classic é a mais simples da linha, sim, mas representa bem a atitude da marca com seu visual e sem abrir mão, por exemplo, do motorzão Hemi de 400 cavalos. E com isso, vem dando sua contribuição para o crescimento desse segmento em nosso mercado, onde a faixa de preço alta não está assustando os compradores. Não por acaso, tem mais uma forte representante desse time chegando aí, a Ford F150. Mas dessa, falo depois.
Preço RAM 1500 Classic
Laramie: R$ 349.990
Laramie Night Edition: R$ 359.990