Renegade tem nova versão de entrada

Modelo 1.3 Turbo 4X2 perde itens para ficar competitivo; Longitude mantém melhor custo-benefício

Por Cruzeiro do Sul

A versão intermediária Longitude oferece conteúdo bem recheado frente aos concorrentes diretos. A última atualização garante um estilo bem ajustado para a categoria

Mais um mês fechado em 2023 e a Jeep segue na liderança do mercado brasileiro de SUVs, com Jeep Commander e Compass absolutos em seus segmentos, enquanto o Jeep Renegade dá sua contribuição como o quinto mais vendido entre os compactos. Situação que a Jeep tenta reverter agora com uma nova versão de entrada do Renegade, batizada apenas de 1.3 Turbo 4X2 e com preço mais baixo: R$ 125.990,00.

Nesse caso, a versão perdeu alguns itens, como o rack de teto, tapetes dianteiros e traseiros, tampão do porta-malas, luz de iluminação do para-sol e porta-luvas, além do sistema de purificação do ar-condicionado, o Jeep Healthy Cabin. Detalhe para ficar atento também é a garantia de fábrica, reduzida de três, para apenas um ano nesta versão.

Mas, importante mesmo, é que o conteúdo de conforto, tecnologia e, em especial, o de segurança, não foi comprometido. Mesma coisa para o motor, o novo turbo flex T270 de 185 cavalos de potência e 27,5 Kgfm de torque, que entrou no lugar até das antigas versões diesel do Renegade. Nas opções iniciais, é sempre acompanhado da transmissão automática de seis velocidades com modo Sport.

Assim, o Renegade agora conta com cinco opções na linha 2023, com as versões S e Trailhawk como topos da linha e com tração 4X4. No meio delas, fica a versão Longitude, com aquele esperado bom custo-benefício que todos procuramos. Tem preço na faixa dos R$ 150 mil, valor bem alinhado com as grandes estrelas desse segmento, além do conteúdo bem recheado frente aos concorrentes diretos.

Por fora, mantém o estilo ajustado na última atualização, com novas lentes para os faróis de LED com DRL integrado, para-choque mais robusto e o novo desenho da tradicional grade de sete fendas, que ficou um pouco mais larga. Dentro, mantém o estilo mais classudo com bom acabamento, volante moderno -- o mesmo de Compass e Commander -- painel de instrumentos 100% digital e o multimídia com tela de 8,4 polegadas, comandos táteis e todos os recursos de conectividade que apreciamos, como o espelhamento com Apple Carplay e Android Auto sem fio.

Do que o Renegade não escapa, mesmo em sua versão Longitude, é das críticas que recebe desde o início. Tem porta-malas mais modesto pensando na concorrência direta, aperta um tanto quem viaja no banco traseiro, e o consumo, mesmo com o novo motor, ainda segue muito próximo das versões equipadas com o antigo 1.8 flex. Mas isso não compromete sua “boa imagem” de carro bem equipado e bastante seguro. Na ponta do lápis, desde a primeira versão, o Renegade é bem servido de recursos valiosos.

Dá para destacar os seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, controle eletrônico anti-capotamento, freios a disco nas quatro rodas, frenagem autônoma da emergência, limitador de velocidade, detector de fadiga do motorista, piloto automático, monitoramento de pressão de pneus e sistema start&stop, que desliga e liga o motor automaticamente para ajudar no consumo. Na versão Longitude, a lista ganha reforços como o navegador com reconhecimento de placas de trânsito e sensor de estacionamento traseiro. A Longitude nem conta com pacotes opcionais, apenas pode ser incrementado com os itens da linha de acessórios da marca.

Então, se a comparação for com as versões de cima, que custam praticamente R$ 25 mil a mais, a opção intermediária fica bem interessante, pois, como falei antes, entrega uma boa relação custo-benefício. Tem bom equilíbrio entre sofisticação, recursos tecnológicos e de segurança, além do novo motor que o deixou melhor de acelerar. E acrescente aí a atitude e o estilo característicos da marca, fatores que fazem a diferença para quem sonha com um modelo Jeep na garagem.

Preço Jeep Renegade 2023

1.3 T270 4X2: R$ 125.990,00
Longitude T270 4X2: R$ 150.990,00