Volkswagen anuncia o ID Buzz, versão eletrificada da Kombi

Lançamento da nova campanha institucional destaca a evolução da marca

Por Cruzeiro do Sul

A campanha estabelece um paralelo entre a Kombi clássica e o moderno ID Buzz sob o tema "O novo sempre vem"

Completando 70 anos de presença no Brasil em 2023, a Volkswagen tem promovido diversas iniciativas para comemorar seu aniversário. A mais recente foi o lançamento de sua nova campanha institucional, que destaca a evolução da marca e seu amplo portfólio de produtos, além de confirmar o retorno da Kombi em versão elétrica, o novo ID Buzz.

Empregando recursos de inteligência artificial, a Volkswagen produziu um clipe com a canção “Como nossos pais”, de Belchior, eternizada na voz de Elis Regina, em que a cantora interpreta a música junto com sua filha, Maria Rita. No vídeo, Elis dirige uma Kombi clássica dos anos 60, enquanto Maria Rita segue ao seu lado conduzindo o ID Buzz, considerado a nova Kombi elétrica. O resultado foi um encontro fictício muito bem elaborado, porém bastante comovente, entre mãe e filha cantoras, com a proposta de mostrar que o “O novo sempre vem”, tema presente na letra da célebre canção da música popular brasileira que ilustra a modernidade do modelo elétrico.

Fabricado em Hannover, na Alemanha, o ID Buzz é construído sobre a plataforma modular elétrica da linha ID, como o ID.4, primeiro 100% elétrico da Volkswagen que também chega neste ano ao País. Os modelos passaram por etapas de pesquisas e testes no Brasil e, como a marca confirma, a conexão histórica com a Kombi trouxe resultados positivos em avaliações com os principais parceiros de negócios da Volkswagen e os clientes.

O ID Buzz é totalmente elétrico e tem visual com inspiração direta na primeira geração da Kombi original, a T1. Vem equipado com diversos recursos de condução autônoma, assistente pessoal por comandos de voz, faróis de LED com tecnologia IQ Light, já aplicada aqui no VW Taos, entre outros. Com tração traseira, o motor elétrico do ID Buzz gera o equivalente a 204 cv de potência, prometendo uma autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de sua bateria de 77 KWh.

O lançamento do ID Buzz prevê um lote especial limitado a 70 unidades, que serão comercializadas somente para empresas de serviços de assinatura. Certamente, uma estratégia da Volkswagen para evitar o desconforto com o valor elevado que o modelo terá no Brasil, provavelmente acima de R$ 300 mil.