Com inédito motor turbo, Fiat Strada reforça apelo de carro de passeio

Lançada em 1998, derivada do antigo Palio, a Strada turbinada recebeu também outros reforços para a linha 2024

Por Cruzeiro do Sul

A Strada turbinada mudou o desenho dianteiro, com uma grade maior, para-choque redesenhado e novos faróis de neblina com LED, além do skid plate

Acostumada a lançar novidades, tecnologias e modismos também, a Fiat Strada chegou aos 25 anos e, como aconteceu ao longo de sua história, ganhou outro atrativo inédito para a categoria: o motor 1.0 turbo de 130 cavalos. Lançada em 1998, derivada do antigo Palio, a Strada turbinada recebeu também outros reforços para a linha 2024.

Mudou o desenho dianteiro com uma grade maior, para-choque redesenhado e novos faróis de neblina com LED, além do skid plate, um filete que tem cor exclusiva para cada versão na base do para-choque. Lateral e traseira, segue tudo como antes, a não ser pela identificação das versões turbo.

Por dentro, dá pra dizer que segue igual, a não ser pelos bancos mais confortáveis e alguns detalhes de acabamento, como alteração no desenho dos revestimentos e na cor das costuras aparentes na versão Ranch. Mas tem exclusividade com o novo volante, o mesmo do Pulse, com o botão vermelho para ativar o modo Sport, e o ar-condicionado digital.

Segue com um bom sistema multimídia com tela de sete polegadas, conexão Apple Carplay e Android Auto sem fio, e o mesmo painel de instrumentos analógico. Atrás, mantém o espaço bem justo para três pessoas.

Carro de passeio

Sim, outra novidade da linha 2024 é versão Ultra, inédita da linha, criada para atender quem prefere um modelo mais urbano. Ou seja, a Fiat segue com o processo inevitável de transformação da sua picapinha nascida para o trabalho em um confortável veículo de passeio. Algo influenciado diretamente pelo fã da picape, como explicou Hugo Domingues, head de Marketing da Fiat América do Sul.

“Antes da Strada com quatro portas e cinco lugares, 95% dos compradores eram os que buscavam uma ferramenta de trabalho. Hoje, esse público caiu para 55%, ou seja, agora, praticamente metade dos interessados gostam da Strada por suas características de veículo de passeio. Número que deve crescer com as opções mais equipadas e turbinadas.” Além de motor e câmbio, Ultra e Ranch também têm o mesmo pacote de equipamentos de segurança e conforto. As diferenças ficam por conta dos pneus mais lisos para uso no asfalto, detalhes em tom grafite na dianteira e acabamento escurecido no interior da cabine para a nova versão.

Compacta turbinada

A Fiat Strada ganhou nova personalidade com o motor 1.0 turbo flex, não há dúvida. São 130 cavalos de potência e 20,4 Kgfm de torque, e com a característica positiva de entrega de força em baixas rotações, partir das 1.700 rpm. Como é compacta, mais leve, o resultado positivo aparece rápido, ajudado ainda pelo bom acerto da transmissão do tipo CVT, que se aproxima muito do comportamento de um automático tradicional. É bem agradável para usar na cidade e na estrada, exatamente o objetivo lançado para a versão Ultra. No entanto, por oferecer mais força sob o capô, certamente agradará os compradores da versão Ranch que precisam carregar peso na picape.

No consumo, em relação ao antigo motor 1.4 Flex, que equipava a versão de entrada, a Endurance, o resultado é mais animador. Já em comparação ao 1.3 Firefly, os números são muito próximos, mas piores: 12,1 km/l na cidade, e 13,2 km/l na estrada com gasolina. Aliás, nessa mudança de linha, o motor 1.4 flex deixa de ser utilizado na Strada Endurançe, que será equipada com o 1.3 flex, o que é uma boa notícia, pois se trata de um motor mais atualizado.

E para marcar bem a chegada da versão turbo e os 25 anos da picape, a Fiat preparou outra surpresa: a versão limitada Edizione 25. Serão apenas 1.025 unidades, com vários detalhes exclusivos e até plaquinha com o número da unidade no painel.

Fiat Strada 2024

Ranch CD 1.0 turbo 200 flex CVT: R$ 132.990,00
Ultra CD 1.0 turbo 200 flex CVT: R$ 132.990,00
Edizione 25 CD 1.0 turbo 200 flex CVT: R$ 135.990