VW Virtus Exclusive
Refinamento e preço menor para ser opção frente ao Corolla
O VW Virtus foi renovado no início de 2023 e, entre as boas novidades, ganhou a versão Exclusive. Ela entrou no lugar do Virtus GTS, antiga versão esportiva do sedã. Pois esse é ponto de partida para falar do Virtus Exclusive, criado para atender outro público, com mais requinte e sofisticação. Antes de entrar nos detalhes, vale um resumo sobre o que mudou no Virtus, começando pelo desenho mais alinhado com a linha Polo e que deixou o sedã um pouco maior.
A dianteira ganhou novo conjunto de faróis de led -- o mesmo do Nivus -- e os para-choques foram redesenhados, detalhe que aumentou o comprimento do Virtus em quase oito centímetros. Por fora, a versão Exclusive se diferencia pela grade e a entrada de ar com desenho tipo colmeia em preto brilhante, friso cinza e o emblema da versão, retrovisores em tom cinza escuro, rodas de liga leve aro 18 exclusivas, spoiler na tampa do porta-malas e mais detalhes em preto brilhante.
A busca por maior refinamento é reforçada na cabine, com costuras aparentes nos bancos e desenho em formato xadrez no encosto e no assento, acabamento do painel em vinil suave ao toque com costuras duplas e o nome da versão grafado no painel em frente ao passageiro. Esse acabamento está nas portas também, confirmando um cuidado que realmente traz mais elegância para o Virtus, normalmente criticado pelo excesso de acabamento em plástico. No mais, tem tudo aquilo que já é conhecido do modelo, com destaque para o painel digital de 10,25 polegadas e o multimídia VW Play, ambos itens de série na versão Exclusive. Para completar a proposta do sedã, tem o bom porta-malas de 421 litros de capacidade.
Para acelerar, o Virtus Exclusive mantém o bom conjunto de motor e câmbio da antiga versão GTS, formado pelo 1.4 turbo flex de 150 cavalos e 25,5 Kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de seis velocidades. Mesma coisa para o conjunto de suspensão, ou seja, mesmo com a proposta refinada, o Virtus Exclusive não perdeu o bom acerto da versão GTS, nem o bom equilíbrio aerodinâmico. Sim, mesmo mais classudo, o Virtus Exclusive consegue balançar o coração de quem procura um sedã compacto com pinta de sedã médio e elegante, porque mantém a dose de esportividade na hora de acelerar. Conferindo os números, faz de 0 a 100 Km/h em 8,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 209 Km/h.
Em relação à segurança, é muito bem servido de equipamentos, com a oferta de tudo o que há disponível para o Virtus. Destaque para seis airbags, o ACC -- controle de cruzeiro adaptativo -- alerta de colisão com frenagem automática, mais o alerta em frenagem de manobra, que dá uma boa ajuda na hora estacionar, pois registra obstáculos parados ou em movimento. Tem ainda controles eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Este novo Virtus foi apresentado em fevereiro, ainda como linha 2023, mas em abril já passou a ser considerado como linha 2024. Não recebeu nenhuma alteração, claro, a não ser o preço, que foi reajustado. A versão Exclusive, por exemplo, subiu quase R$ 6 mil reais, mas segue alinhada com a concorrência e, como a VW aposta, é uma opção frente aos sedãs médios e mais caros -- em especial, o Toyota Corolla. Mas cumpre também a missão de preencher o espaço deixado pelo Jetta com motor 1.4 turbo flex, que saiu de linha em 2020.
Preço VW VIRTUS Exclusive 2024: R$ 150.990