Jeep Grand Cherokee está de volta ao Brasil, mas como SUV híbrido
Em sua quinta geração, o Grand Cherokee ganhou a assinatura 4xe, assim como acontece com o Compass híbrido
Um dos modelos mais representativos da linha Jeep em todo o mundo, o Grand Cherokee está de volta ao Brasil, mas agora com uma nova proposta: é um SUV equipado com propulsão híbrida plug-in.
Em sua quinta geração, o Grand Cherokee ganhou a assinatura 4xe, assim como acontece com o Compass híbrido já vendido aqui. Versão maior e mais luxuosa da linha Jeep, traz nova assinatura visual dianteira com faróis full led, tradicionais sete fendas da grade frontal redesenhadas e bonitas rodas de 20 polegadas.
O Grand Cherokee 4xe tem 4,90 metros de comprimento e um bom entre-eixos de 2,96 metros, o que garante espaço interno bastante confortável para cinco pessoas e, como é fácil imaginar, oferece bastante luxo e itens de conforto.
Boa parte do acabamento é em couro,tem detalhes em madeira, bancos e volante com aquecimento, o ar-condicionado é digital de duas zonas com saídas traseiras, traz teto solar panorâmico de vidro, som com oito alto falantes, subwoofer e até sistema de cancelamento de ruído, para citar alguns exemplos.
Mas merece atenção também pela alta dose de conectividade e por suas três telas digitais: uma de 10,25” para o painel de instrumentos configurável, outra para o multimídia de 10,1”, e uma exclusiva para o passageiro dianteiro do mesmo tamanho do painel de instrumentos.
É o mesmo conceito aplicado nos modelos da Porsche, Taycan e Cayenne, onde o passageiro pode conectar seu dispositivo, escolher opções música ou conferir informações do navegador.
Em questão de segurança, tem uma grande oferta de recursos, com direito a oito airbags e o pacote ADAS nível 2, que estreia na linha Jeep do Brasil no Grand Cherokee 4xe.
Nele disponibiliza frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa com centralização, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, e muitos outros bem importantes.
Maior novidade do Grand Cherokee 4xe, o sistema de propulsão híbrido plug-in reúne o motor Hurricane 2.0 turbo a gasolina — aplicado também na nova picape Rampage — e mais dois motores elétricos: um no eixo traseiro e outro na dianteira, junto ao motor a combustão, que funciona como gerador e também traciona o carro em algumas situações.
A transmissão é automática de oito velocidades, fechando um conjunto que entrega 380 cavalos de potência e 65 Kgfm de torque, força mais do que suficiente para acelerar esse SUV em qualquer situação.
Mas o ponto principal é a garantia de menor emissão de poluentes e de consumo de combustível. O número oficial divulgado pela marca no padrão Inmetro, garante média combinada — cidade e rodovia — de 19,3 Km/l.
Para o motorista, a posição de dirigir é muito boa, oferece comandos elétricos para banco e volante, que tem ajuste de altura e profundidade. E, como reforça a Jeep, o Grand Cherokee 4xe mantém a tradição de SUV nascido também para as trilhas graças ao sistema Quadra-Trac II 4x4 com cinco modos: auto, areia e lama, neve, pedra e sport.
E tem o reforço da boa altura do solo (21 cm), e dos bons ângulos de ataque (25,7), e de saída (26,6 ). Ainda mais luxuoso e carregado de tecnologia, o Grand Cherokee 4xe chega também com preço de carro de alto padrão.
Por isso, vai disputar espaço com modelos como o luxuoso Volvo XC90 e até o Porsche Macan. Para se dar bem, a marca conta com a tradicional cultura 4X4 e a atitude Jeep, componentes decisivos e que realmente encantam seus clientes.
Preço Jeep Grand Cherokee 4XE: R$ 569.990,00