Fiat Strada Ultra 1.0 turbo chega com uma proposta mais urbana
O novo modelo da italiana traz essa versão para quem encara a picape como um carro de passeio
Já mostrei aqui a proposta da nova Fiat Strada apresentada em agosto passado -- e que trouxe mais uma inovação para a sua linha com duas versões turbinadas.
Uma delas, a Ultra, é totalmente nova e chegou para reforçar a proposta urbana da picape.
Ela tem o mesmo projeto visual de toda a linha, com a dianteira mais encorpada, grade, para-choque e faróis de neblina com LED redesenhados.
Mas para diferenciá-la da versão Ranch, a outra turbo, o para-choque é preto no centro, traz acabamento cinza na moldura da grade e um friso vermelho, mais o skid plate -- uma proteção na base do para-choque -- e as molduras das luzes de neblina também na cor cinza.
As rodas são de liga leve, aro 16, e os pneus de uso misto. Vale lembrar que a Strada não ganhou nova plataforma, então, em questão de espaço, segue igual.
Ponto positivo é o fato de oferecer cabine dupla de verdade, com quatro portas e o bom entre-eixos, mas isso não significa que leve dois adultos com folga.
O espaço é bem limitado, não dá pra imaginar uma viagem longa e confortável sentado atrás. Na frente, a situação é melhor, com bancos confortáveis e que apoiam bem.
Mas ela segue modesta em porta-objetos, o motorista fica bem perto do passageiro ao lado e os ajustes do encosto, por exemplo, ficam apertadinhos na lateral do banco, com acesso um tanto limitado.
Compensa esses pontos com a boa sensação de conforto oferecido pelos itens que são novidades da linha 2024, como o ar-condicionado digital ou o novo volante de boa empunhadura. Só ficou devendo o ajuste de profundidade.
A conectividade é boa com a central multimídia com tela de 7 polegadas -- compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio -- e carregador de celular por indução.
Ou seja, mesmo com alguns pontinhos que podem desagradar, observando a cabine da Strada Ultra, não dá pra negar que tem proposta geral bem próxima a de um carro de passeio, com boa condição para quem assume o volante e quer tirar proveito do motor 1.0 turbo flex de 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque.
Esta sim, a grande e boa novidade da linha 2024. A aceleração é mais tranquila, a picape embala com progressividade, o que funciona bem nela.
O câmbio é o automático do tipo CVT, é bem calibrado pra facilitar o trabalho do motor e oferece trocas simuladas de até sete marchas pelas aletas no volante ou pela alavanca de câmbio.
Dá prazer ao dirigir a Strada turbinada, principalmente por causa das respostas fortes em baixa rotação do motor, um cenário bem diferente do que era oferecido pela linha anterior.
E como acontece no Pulse e no Fastback, tem o botãozinho vermelho no volante -- veneno -- que aciona o modo esporte e deixa a picape um pouco mais ágil.
Agrada também os números de consumo, com 12,1 Km/l na cidade e 13,2 Km/l na estrada (com gasolina no tanque).
Na versão Ultra, pensada para quem prefere usar a picapinha na cidade e no asfalto, fica claro como o acerto de suspensão torna o rodar em nossas ruas bem mais agradáveis.
A Fiat aplicou novas molas e amortecedores e melhorou a rigidez da carroceria. Assim, mesmo com a altura boa para encarar buracos e valetas, na média, anda bem confortável.
O nível de ruído interno não é dos melhores, mas é o que cabe a um carro desse porte e proposta. Em questão de segurança, sai de fábrica com quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade e câmera de ré, entre outros itens.
Com todas as mudanças e a chegada do motor turbo, a Fiat Strada deu um salto de qualidade, o que lhe trouxe ainda força para seguir mais líder do que nunca em seu segmento no país.
Vende muito mais do que sua principal rival, a VW Saveiro, que praticamente não mudou na linha 2024.
Agora, no caso da versão Ultra, que foi pensada para quem realmente olha para essa picape como um carro de passeio, a Strada ainda leva de brinde o forte carisma desse modelo, a ponto de incomodar até a Chevrolet Montana, que é maior, tem projeto mais moderno, é competente como carro de passeio, mas que ainda não conseguiu encantar o brasileiro com seus bons atributos.
Outro sinal de que a fórmula da Strada segue eficiente.
Fiat Strada Ultra CD1.0 Turbo 200 Flex CVT: R$ 132.990,00