BYD inaugura Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento
Os executivos destacaram que o novo laboratório P&D será o primeiro da América Latina a estudar todo o ciclo da produção dos módulos fotovoltaicos
Neste mês, a greentech BYD Energy inaugurou um novo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D - em Campinas (SP).
O evento oficial contou com cerca de 250 convidados, autoridades do poder público e com Stella Li, vice-presidente executiva global da BYD, e Tyler Li, CEO da BYD Brasil.
Segundo os executivos, para levantar o novo laboratório foram investidos mais de R$ 6 milhões, valor que somado aos investimentos anteriores já superou os R$ 65 milhões aplicados no setor fotovoltaico brasileiro.
Os executivos destacaram que o novo laboratório P&D será o primeiro da América Latina a estudar todo o ciclo da produção dos módulos fotovoltaicos, desde o beneficiamento do minério de silício (que é a principal matéria-prima utilizada).
Com um escopo completamente novo e uma estrutura mais complexa, o laboratório vai garantir também novos postos de trabalho na região, pois a empresa confirmou a necessidade de aumentar o número de colaboradores da equipe de pesquisa e desenvolvimento da BYD.
“Essa iniciativa só comprova que o Brasil tem o potencial de ser autossuficiente na produção de módulos fotovoltaicos, pois foi o terceiro maior exportador de silício do mundo em 2022. O nosso objetivo é estimular e fortalecer a produção em território nacional, com pesquisa e desenvolvimento diretos do Brasil”, afirma Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy.
Vale destacar que a BYD ganhou muita projeção no mercado brasileiro em 2023 com o lançamento dos seus automóveis 100% elétricos no país, com grande destaque para o hatchback Dolphin, que assumiu a liderança de vendas do segmento.
Durante o evento de inauguração, a BYD também anunciou que trará ao Brasil o Battery Service Center, que servirá como suporte para todas as operações que envolvam os produtos que utilizam baterias BYD no país e em toda a América Latina.
A empresa ainda destacou que vai ampliar sua atuação no Brasil, dando início à comercialização de carregadores rápidos para veículos eletrificados.
Presente no Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP), hoje a BYD conta com mais duas fábricas, uma de produção de módulos fotovoltaicos, também em Campinas, e outra no Polo Industrial de Manaus, onde produz baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).