Picapes e elétricos foram os destaques entre os lançamentos de 2023

O ano de 2023 também será lembrado como o ano das picapes no Brasil, que contou com importantes lançamentos

Por Cruzeiro do Sul

A Montana agora utiliza a plataforma do SUV Tracker

Em 2023, as fabricantes de automóveis retomaram uma certa normalidade no ritmo de produção e de lançamentos -- boa parte deles, é verdade, represados por causa da paralisação forçada provocada pela pandemia.

Ainda não foi dessa vez que pudemos comemorar reduções de preços ou melhores condições de acesso aos carros bastante modernos que chegaram aqui.

Mesma coisa para as fabricantes que ainda não viram o volume de vendas crescer potencialmente em relação a 2022.

Mas não dá para questionar a evolução dos produtos que chegaram, com destaque para os elétricos e eletrificados.

Primeiro ponto marcante foi o resultado alcançado pela chinesa GWM, que transformou rapidamente o seu SUV Haval H6 no híbrido mais vendido no Brasil.

Depois, a verdadeira “guerra” de preços travada entre algumas marcas que lançaram modelos 100% elétricos no país, situação provocada diretamente pela BYD (também de origem chinesa), que lançou o hatchback Dolphin por um valor abaixo dos R$ 150 mil.

Mas, 2023 também será lembrado como o ano das picapes no Brasil, que contou com importantes lançamentos, das compactas às grandalhonas. Confira alguns destaques.

Chevrolet Montana

Recuperando o nome da antiga picape da marca, a Montana foi a grande aposta da Chevrolet no Brasil em 2023.

Construída sobre a mesma plataforma do SUV Tracker, trouxe uma grande aposta nas características urbana e familiar, com boa oferta de espaço, bastante tecnologia e muita versatilidade de uso na caçamba, que foi bem planejada para funcionar também como um eficiente porta-malas.

Além disso, outro trunfo: o motor 1.2 turbo flex de 133 cavalos de potência.

Ford Ranger

A Ford lançou a nova geração da Ranger e prometeu um salto de qualidade para redefinir o padrão do segmento.

Esforço de marketing à parte, é verdade que a Ranger evoluiu muito, a ponto de deixar as concorrentes diretas um tanto envelhecidas.

Com a nova plataforma, cresceu, ficou mais robusta e bonita; e surpreendeu positivamente com o novo conjunto de suspensão, o motor diesel 3.0 biturbo de 250 cavalos, acompanhado da transmissão automática de 10 velocidades, a alta dose de tecnologia e de segurança, incluindo modernos recursos de assistência à condução.

Fiat Strada

Maior referência entre as picapes compactas no mercado nacional e com muitas inovações em seu currículo, a Fiat Strada conseguiu, mais uma vez, trazer todas as luzes para sua direção ao tornar-se a primeira picape compacta turbinada do mercado.

A linha 2024 chegou com alguns ajustes visuais, entretanto, o grande diferencial foi a confirmação das duas versões turbinadas, uma delas, a inédita Ultra.

Sob o capô, o motor 1.0 de três cilindros turbo flex de 130 cavalos de potência e o câmbio automático do tipo CVT, conjunto que trouxe mais agilidade para a Strada e, claro, reforçou o número de vendas.

RAM Rampage

Primeira RAM feita fora dos Estados Unidos, a Rampage chegou cheia de expectativa. Com desenho característico dos modelos RAM, agradou pelo tamanho -- posicionada como opção entre as médias-compactas (como a Fiat Toro e Renault Oroch) e as médias (como Toyota Hilux e Ford Ranger) --, e pela boa oferta de tecnologia e recursos de segurança.

Impressionou também com a linha versátil, com direito a uma opção esportiva, a R/T, equipada com o Hurricane 4, motor 2.0 turbo movido a gasolina de 272 cavalos.

E não desapontou com as versões Laramie e Rebel, que utilizam o motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos.