Elétricos mais acessíveis e um novo líder entre os híbridos
Tudo mudou com o lançamento do BYD Dolphin, um hatchback 100% elétrico e com preço abaixo dos R$ 150 mil
Tendência mundial, os automóveis eletrificados já estavam bem representados no Brasil até 2022, mas ainda limitados aos modelos de luxo ou às caras opções de compactos e subcompactos, como Nissan Leaf, JAC E-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid e-Tech.
Tudo mudou com o lançamento do BYD Dolphin, um hatchback 100% elétrico e com preço abaixo dos R$ 150 mil.
Daí em diante, o que se viu, foi uma sequência de queda de preços dos carros 100% elétricos no país.
Exemplo significativo aconteceu neste mês, quando a Peugeot lançou uma campanha especial para o modelo e-2008, que pode ser comprado por R$ 159.990.
Relembrando, o e-2008 chegou por R$ 260 mil, depois, em novembro passado, passou a ser oferecido com bônus que reduziu o preço para R$ 200 mil, até chegar ao atual valor promocional. Ou seja, uma redução expressiva de 100 mil reais!
GWM Haval H6
O elegante GWM Haval H6, um SUV de porte médio -- como o Jeep Compass -- chegou com duas versões de acabamento: a GT, com carroceria que mistura linhas de SUV e cupê, e a Premium, que tem o desenho clássico de SUV.
O maior diferencial é a propulsão híbrida e com opção plug-in. Na versão Premium, utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 243 cavalos. Na GT, versão híbrida plug-in, a potência salta para 393 cavalos graças ao uso de dois motores elétricos, um em cada eixo.
Interessante, é que o Haval H6 é um híbrido com comportamento muito próximo de um 100% elétrico, pois o sistema prioriza o uso do motor a energia.
Dessa forma, consegue entregar boa autonomia no modo elétrico -- 170 km -- e consumo de combustível típico de carro compacto.
O resultado, como sabemos, foi o sucesso de vendas e a conquista da liderança do segmento de automóveis híbridos no Brasil, deixando para traz até os modelos híbridos da tradicional Toyota.
BYD Dolphin
A BYD surpreendeu o mercado com o Dolphin, um 100% elétrico moderno, bem equipado e com espaço bastante confortável, muito próximo de um sedã médio.
E, o mais importante, chegou com preço de R$ 148.900, na época, valor menor do que JAC E-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid e-Tech, modelos bem menores e mais simples.
Uma receita que obrigou todos os concorrentes diretos a baixarem os preços dos seus modelos.
Agora, para tornar o ambiente ainda mais interessante para o consumidor brasileiro que já pode e quer investir em um modelo elétrico, a BYD lançou uma nova versão do hatchback elétrico, o Dolphin Plus, opção com proposta esportiva, ou seja, com mais força para acelerar -- 204 cavalos e 31,6 kgfm de torque -- e também maior autonomia, agora de 427 km (pelo ciclo europeu WLTP).