Elétricos mais acessíveis e um novo líder entre os híbridos

Tudo mudou com o lançamento do BYD Dolphin, um hatchback 100% elétrico e com preço abaixo dos R$ 150 mil

Por Cruzeiro do Sul

O BYD Dolphin mudou o mercado dos elétricos no país

Tendência mundial, os automóveis eletrificados já estavam bem representados no Brasil até 2022, mas ainda limitados aos modelos de luxo ou às caras opções de compactos e subcompactos, como Nissan Leaf, JAC E-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid e-Tech.

Tudo mudou com o lançamento do BYD Dolphin, um hatchback 100% elétrico e com preço abaixo dos R$ 150 mil.

Daí em diante, o que se viu, foi uma sequência de queda de preços dos carros 100% elétricos no país.

Exemplo significativo aconteceu neste mês, quando a Peugeot lançou uma campanha especial para o modelo e-2008, que pode ser comprado por R$ 159.990.

Relembrando, o e-2008 chegou por R$ 260 mil, depois, em novembro passado, passou a ser oferecido com bônus que reduziu o preço para R$ 200 mil, até chegar ao atual valor promocional. Ou seja, uma redução expressiva de 100 mil reais!

GWM Haval H6

O elegante GWM Haval H6, um SUV de porte médio -- como o Jeep Compass -- chegou com duas versões de acabamento: a GT, com carroceria que mistura linhas de SUV e cupê, e a Premium, que tem o desenho clássico de SUV.

O maior diferencial é a propulsão híbrida e com opção plug-in. Na versão Premium, utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico, com potência combinada de 243 cavalos. Na GT, versão híbrida plug-in, a potência salta para 393 cavalos graças ao uso de dois motores elétricos, um em cada eixo.

Interessante, é que o Haval H6 é um híbrido com comportamento muito próximo de um 100% elétrico, pois o sistema prioriza o uso do motor a energia.

Dessa forma, consegue entregar boa autonomia no modo elétrico -- 170 km -- e consumo de combustível típico de carro compacto.

O resultado, como sabemos, foi o sucesso de vendas e a conquista da liderança do segmento de automóveis híbridos no Brasil, deixando para traz até os modelos híbridos da tradicional Toyota.

BYD Dolphin

A BYD surpreendeu o mercado com o Dolphin, um 100% elétrico moderno, bem equipado e com espaço bastante confortável, muito próximo de um sedã médio.

E, o mais importante, chegou com preço de R$ 148.900, na época, valor menor do que JAC E-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid e-Tech, modelos bem menores e mais simples.

Uma receita que obrigou todos os concorrentes diretos a baixarem os preços dos seus modelos.

Agora, para tornar o ambiente ainda mais interessante para o consumidor brasileiro que já pode e quer investir em um modelo elétrico, a BYD lançou uma nova versão do hatchback elétrico, o Dolphin Plus, opção com proposta esportiva, ou seja, com mais força para acelerar -- 204 cavalos e 31,6 kgfm de torque -- e também maior autonomia, agora de 427 km (pelo ciclo europeu WLTP).