Mercado de zero-quilômetro registra crescimento em 2023
Fiat Strada e VW Polo foram os destaques no ano
Para o mercado automotivo, 2023 foi o ano mais próximo da realidade vivida no período pré-pandemia e confirmou resultado positivo, com crescimento de 11,3% nas vendas em comparação ao ano anterior, conforme dados divulgados pela Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
No total, contabilizados os automóveis de passeio e os comerciais leves zero-quilômetro, o mercado fechou o ano com 2.179.363 unidades emplacadas.
Entre os destaques, veio a confirmação da picape compacta Fiat Strada como o carro mais vendido do país pelo terceiro ano consecutivo, e a volta de um modelo Volkswagen ao topo da lista dos mais vendidos, trunfo alcançado pelo hatchback Polo, o segundo do ranking, à frente do Chevrolet Onix, que ficou em terceiro.
1° lugar: Fiat Strada, com 120.600 unidades emplacadas
Renovada em 2023, a Fiat Strada recebeu mais um atrativo muito forte em sua linha, dessa vez com o lançamento de duas versões turbinadas: Ultra (opção inédita) e Ranch.
As versões receberam o motor 1.0 de três cilindros turbo flex de 130 cavalos de potência e câmbio automático do tipo CVT, conjunto já utilizado em outros modelos da marca.
A novidade garantiu outra exclusividade para a picape compacta no Brasil, o que se refletiu rapidamente em aumento de vendas.
2° lugar: Volkswagen Polo, com 111.242 unidades emplacadas
Em fevereiro de 2023, a Volkswagen ousou colocar nas lojas um modelo para substituir o icônico Gol, modelo produzido por 42 anos no país.
Para isso, apostou em uma versão mais simples do Polo, equipado com o motor aspirado 1.0 MPi flex, de 84 cavalos de potência e câmbio manual de cinco marchas.
O efeito positivo apareceu nos primeiros meses de comercialização, mas a confirmação da boa estratégia veio com os números finais no acumulado do ano.
A Volkswagen emplacou 111.242 unidades do Polo, desbancando os modelos Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
E mais, em dezembro de 2023, o Polo superou até a líder Fiat Strada, com 17.999 unidades.
3° lugar: Chevrolet Onix, com 102.043 unidades emplacadas
O terceiro lugar no pódio dos mais vendidos em 2023 contou com uma honrosa presença do Chevrolet Onix.
Líder de vendas por seis anos seguidos -- entre 2015 e 2020 -- foi um dos modelos que mais sofreu com a falta de semicondutores durante a pandemia, a ponto de sua produção ter sido interrompida por vários meses.
Some-se a isso a falta de renovação que já supera os quatro anos, enquanto a concorrência direta foi reforçada.
Mesmo com esse histórico de dificuldades, o Onix segurou o terceiro lugar e com razoável tranquilidade à frente do Hyundai HB20, que terminou o ano como o quarto hatch compacto mais vendido, com 88.905 unidades emplacadas.