Jeep Compass segue na liderança do mercado

Com mais de 59 mil unidades vendidas, o modelo foi líder entre os SUVs médios pelo sétimo ano consecutivo

Por Cruzeiro do Sul

Nem a falta de renovação e a chegada de novos concorrentes impediram o Compass de repetir a história e fechar 2023 como o SUV médio mais vendido do Brasil

Como um filme que se repete, viramos mais um ano e vimos o Jeep Compass fechar 2023 como o líder do mercado de SUVs médios no Brasil.

Com mais de 59 mil unidades vendidas, o modelo foi líder entre os SUVs médios pelo sétimo ano consecutivo, o que representa participação de mercado superior a 40%.

E olha que ele não ganhou atrativos para a linha 2024, apresentada no último trimestre do ano passado. Foi o caso da versão em destaque nesta avaliação, a Limited diesel, primeira opção abaixo da versão topo de linha, a Trailhawk.

Sem mudanças no desenho, tem rodas de liga aro 19, teto pintado de preto, faróis full LED, com assinatura DRL em LED também, frisos cromados em vários pontos da carroceria, além de um apelo adicional, como a chave do tipo inteligente com comando para partida remota do motor.

No interior da cabine, o Compass Limited 2024 tem ar-condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos em couro com ajuste elétrico para o motorista, painel de instrumentos digital com tela 10,25’’, acabamento escurecido no teto e carregador de celular por indução. Segue com o bom multimídia com tela de 10 polegadas, com pareamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto, e um bom sistema de som com seis alto-falantes.

Agora, diferente do visual, que não mudou na linha 2024, o conteúdo foi alterado. Na época do lançamento, no último trimestre de 2023, a Jeep garantiu uma boa notícia, com a manutenção dos preços.

Mas, pra isso, reduziu os itens de série de todas as versões. Na Limited, por exemplo, saíram o park assist -- assistente de estacionamento automático -- e o alerta de ponto cego, itens que seguem disponíveis, em um pacote adicional.

Neste, entram também os assistentes de condução, como alerta de mudança da faixa, mudança automática de faróis, alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, entre outros. E o pacote extra, claro, aumenta o valor do Compass.


Força sob o capô

A versão Limited TD 350 vai muito bem com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 35,7 kgfm de torque, que trabalha com a transmissão automática de nove velocidades, com opção de trocas manuais por aletas no volante.

Oferece tração 4x4 com bloqueio de diferencial e cinco modos de condução. Ou seja, é um carrão pra família, com muito espaço e conforto, mas que pode fazer sua alegria se for encarar uma estrada de terra e até uma lama.

O Compass tem freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente nos dois eixos, detalhe que garante segurança e equilíbrio em diferentes tipos de piso. No quesito segurança, sai de fábrica com sete airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Fechando a visão geral, o Jeep compass continua cheio de atributos, os quais deixam claro os motivos do seu sucesso por aqui.

Mas tem essa questão de ter perdido alguns itens que antes eram de série em sua linha 2024 e, importante: o preço, que a Jeep manteve igual quando apresentou a nova linha em outubro do ano passado, como é de se imaginar, já foi alterado.

Desde lá, a linha Compass recebeu dois reajustes, que somam praticamente R$ 10 mil a mais na versão Limited TD350.

Mas tem notícia sobre o Compass para este ano, que é a chegada de uma nova versão equipada com o motor Hurricane 4, o 2.0 turbo a gasolina de 272 cavalos que já equipa o Jeep Wrangler e a picape Rampage. Muito em breve, pode anotar, vamos falar sobre isso aqui.

Preço Jeep Compass Limited TD350 4x4: R$ 269.99