Volkswagen T-Cross brilhou em 2023

Mesmo sem a renovação já vista na Europa, modelo mantém diversos pontos fortes

Por Cruzeiro do Sul

O T-Cross mantém praticamente o mesmo visual desde seu lançamento, há cinco anos, mas tem bom espaço interno, oferece bastante tecnologia e, ainda, motorização turbo em suas três versões

O T-Cross é outro SUV que brilhou como líder de vendas em seu segmento em 2023. E olha que alcançou esse feito com a atual versão, que ainda não ganhou as boas novidades da nova versão vendida no mercado europeu desde o ano passado. Sinal que tem pontos fortes e que merecem ser conferidos.

O T-Cross foi lançado em 2019 e, desde lá, mantém praticamente o mesmo visual, com pequenas alterações de acabamento e nos pacotes de conteúdo das versões.

Tem como característica o desenho mais sóbrio, formado por linhas retas e quadradas. Como utiliza a plataforma do VW Virtus, tem o bom entre-eixos de 2,65 metros, um diferencial que agrada quem tem família, inclusive pelo porta-malas de 373 litros de capacidade.

O T-Cross é bem equipado, mas recebe críticas pela quantidade de pacotes opcionais, o que encarece seu preço quando o comprador quer levar tudo o que ele tem de bom.

É criticado também pelo excesso de plástico no acabamento interno, mas tem estrutura bem montada e o desenho geral das peças é bonito e atual.

Mas é dentro que carrega alguns trunfos que ajudam a entender seu sucesso, como a boa dose de tecnologia oferecida com o painel de instrumentos 100% digital configurável (de 10,25 polegadas), e o multimídia VW Play, com tela de 10 polegadas de alta resolução, que reúne vários recursos de conectividade e diferentes comandos das configurações do carro.

A partir disso, esse SUV VW tem mais um diferencial reconhecido por todos desde que chegou: os motores flex turbinados, 1.0 de 128 cavalos, e 1.4 de 150 cavalos de potência e 25,5 Kgfm de torque. As versões Sense e Confortline são equipadas com o motor de 128 cavalos, enquanto a Highline tem o motor maior.

Todas as versões são equipadas com a transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais por aletas no volante. O T-Cross traz outra boa característica dos modelos VW, o acerto de suspensão afinado, bem equilibrado entre conforto e firmeza para fazer curvas ou andar em alta velocidade na estrada.

É um carro muito agradável de dirigir e ainda pode encantar pelo consumo de combustível. Os números oficiais do T-Cross 1.4 turbo flex no padrão Inmetro -- apontam médias de 11,8 km/l na cidade e 14,2 km/l em rodovia (com gasolina). Com o motor 1.0 turbo flex, a situação melhora um pouco: 12 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, também com gasolina.

Pois foi com esse pacote (prestes a completar cinco anos de mercado) que o T-Cross foi o líder disparado do segmento dos SUVs compactos no Brasil. De janeiro a dezembro de 2023, a VW vendeu 72.441 unidades do T-Cross, 6 mil carros a mais do que o segundo colocado, o Tracker. Ok, mas tudo isso pode mudar e para melhor -- até o meio deste ano, quando a VW deve lançar a linha 2025 do T-Cross no Brasil.

Para quem acompanha de perto, já conferiu notícias sobre modelos camuflados rodando em testes pelo País desde o ano passado. Vai ganhar novo visual dianteiro e traseiro, seguindo o que foi feito na versão europeia, e deve receber reforços nos pacotes de conteúdo e segurança. O que não deve mudar é a motorização, mas isso não será um problema, concorda?

E no futuro, quem sabe, não será surpresa se o T-Cross ganhar uma versão híbrida por aqui. Nesta semana, a VW confirmou um novo ciclo de investimentos para o Brasil, com um aporte de R$ 16 bilhões até 2028. O valor será utilizado, entre outros, para a produção de um inédito modelo compacto, o qual poderá estrear um novo conjunto de propulsão híbrido da marca que será feito no país.

Preço VW T-Cross 2024

Sense 200 TSi: R$ 119.990,00

Confortline 200 TSi: R$ 160.990,00

Highline 250 TSi: R$ 175.990,00