Jeep Commander também ganha novo motor 2.0 turbo a gasolina e fica mais barato
O fôlego adicional deixou o Commander mais ágil, basta confirmar o novo 0 a 100 km/h feito em 7 segundos
A linha 2025 do Jeep Commander chegou com boas novidades, entre elas, a nova versão com apelo esportivo, a Trailhawk, equipada com o motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cavalos (repetindo a fórmula do Compass 2025). As maiores alterações não estão do lado de fora, mas o SUV recebeu alguns retoques. O maior deles está na dianteira, com a nova identidade dos SUVs Jeep, com a tradicional grade de sete fendas mais estreita e formada por filetes. Os para-choques ficaram mais robustos, as rodas são novas e contam com opções de 18 ou 19 polegadas, acabamento escurecido e pinças de freios vermelhas. Na traseira, a novidade são as duas ponteiras de escapamento.
Alterações mais impactantes estão dentro, começando pelo novo padrão de acabamento, com partes em couro e suede, inclusive no painel frontal. Os bancos dianteiros trazem o nome da versão estampado no encosto; e o assento do motorista, além dos ajustes elétricos, ganhou duas posições de memória. No quesito conectividade, segue com o bom multimídia com tela de 10,1 polegadas, conexão Android Auto e Apple Carplay sem fio, carregador de celular por indução e som premium da Harma-Kardon.
A novidade que vai agradar os entusiastas de esportividade está no painel de instrumentos digital e configurável de 10,25 polegadas: a tela Performance Page - página de performance em português - que traz informações de força G, pressão de turbo, potência e torque. Bem, mas o maior destaque de todo o pacote do Commander 2025 envolve a chegada de duas versões equipadas com o motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cavalos e 40,8 kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de nove velocidades. É o mesmo que chegou no Compass, no entanto, como o Commander é maior e mais pesado, fica claro que esse propulsor agregou muito mais a esse SUV.
O fôlego adicional deixou o Commander mais ágil, basta confirmar o novo 0 a 100 km/h feito em 7 segundos. Em relação ao consumo, registra médias de 8,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (padrão Inmetro). Ao final, vai agradar quem achava o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos, e o 2.0 turbodiesel de 170 cavalos, opções ainda modestas para ele. Nas versões 2.0 turbo, há também tração 4x4 - o sistema Jeep Active Drive Low - com quatro modos de condução. E, para evitar sustos com a força adicional, recebeu nova calibração no conjunto de suspensão, que ficou um pouco mais firme, mas distante de tirar a característica de um bom e confortável SUV familiar.
Os freios também foram redimensionados, com direito a uma nova bomba de vácuo e discos maiores para garantir segurança nas frenagens. Amarrando a receita da nova linha, aumentou a segurança. O pacote de ADAS, por exemplo, que reúne os recursos de assistência à condução, ganhou dois novos itens. Passa a oferecer o recurso de centralização de faixa - que atua em conjunto com o assistente de saída de faixa - e o detector de mãos fora do volante, recurso que conta com um novo volante capacitivo, equipado com sensores que monitoram o contato das mãos do motorista na direção e que, quando percebe risco, alerta e interfere para garantir a trajetória segura.
Com tudo isso, a Jeep alterou a oferta de versões da linha Commander. Sobrou apenas uma versão turbodiesel, a Overland, mas, além das duas novas opções com motor 2.0 turbo a gasolina, ganhou uma inédita versão de cinco lugares. Essa, pensada estrategicamente para quem gosta do SUV e do seu tamanho, só que prefere um porta-malas maior no lugar de bancos adicionais. E, como aconteceu também com o Compass 2025, o Commander agora tem cinco anos de garantia e ficou mais barato, com redução de R$ 40 mil, por exemplo, na versão Overland turbodiesel.
Preço Jeep Commander 2025
Overland 2.0 Hurricane 4x4 AT9: R$ 308.290
Blackhawk 2.0 Hurricane 4x4 AT9: R$ 321.290