NETA Auto confirma chegada ao Brasil e lançamento de três carros em 2024
Em seu plano estratégico de investimentos no Brasil, prevê a instalação de uma fábrica no país em curto prazo de tempo
Sim, mais uma marca chinesa de veículos eletrificados chegou oficialmente ao Brasil. Com um nome simpático, a NETA Auto Brasil já confirmou também o lançamento de três modelos ainda este ano em nosso mercado. Marca pertencente ao grupo Hozon New Energy Automobile Co, a NETA traz a mesma característica das novas empresas chinesas: é jovem (completa 10 anos em 2024), iniciou atividades como fornecedora global de tecnologia e logo passou a investir no desenvolvimento de automóveis elétricos e híbridos. A matriz da NETA Auto fica em Shangai (China), mas conta com uma segunda sede, em Hong Kong, e está voltada exclusivamente para as operações fora do mercado chinês. A empresa já está presente em cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas operantes, mais uma em construção, e contabiliza mais 400 mil carros vendidos desde o início de suas operações.
Em seu plano estratégico de investimentos no Brasil, prevê a instalação de uma fábrica no país em curto prazo de tempo. Inclusive, há uma forte especulação sobre negociações já muito bem encaminhadas com a Toyota do Brasil para a compra da fábrica de Indaiatuba (SP), que está sendo desativada pela marca japonesa. De qualquer forma, antes da fábrica, a NETA Auto vai começar suas operações no mercado nacional importando carros da China, os quais serão comercializados a partir da abertura de concessionárias da marca nas regiões de maior volume de vendas de automóveis no país. As vendas estão previstas para o início do segundo semestre, mas a NETA Auto ainda não divulgou o número de concessionárias nomeadas nem quais serão os três primeiros modelos lançados aqui.
Em evento realizado no último dia 28 de maio, em São Paulo, o vice-presidente executivo da empresa, Wilson Sun, fez o anúncio oficial da chegada da marca ao país, apresentou os executivos brasileiros que estão tocando a operação no Brasil desde o início do ano e mostrou um dos modelos que deverá ser vendido no Brasil, o cupê esportivo 100% elétrico NETA GT.
Lançado em abril passado, na China, o esportivo tem versões com potência de 231 e 462 cavalos, autonomias entre 500 e 650 km, padrão de acabamento de carro de luxo com revestimento em couro e alcântara, além de muita tecnologia. Entre os destaques, oferece pacote completo de recursos de assistência à condução e um invocado sistema multimídia com tela de 17,6 polegadas no meio do painel frontal. Além dele, a expectativa é de que a NETA traga já para o Brasil dois SUV um médio e outro hatch compacto, ambos para disputar mercado diretamente com os modelos BYD Song Plus e Dolphin. Em seu atual portfólio na China, a marca conta com os modelos compactos NETA V e NETA Aya, o sedã NETA S, e ainda os SUVS NETA U, NETA X e NETA L.