Hyundai Creta 1.0 turbo 2024 segue forte no mercado nacional
Prestes a ser reestilizado, modelo é o mais vendido no varejo
O Hyundai Creta é mais um SUV compacto que está prestes a ganhar renovação por aqui, o que certamente vai alegrar muita gente que ainda não se acostumou com o desenho diferentão da atual geração apresentada em 2021. Um detalhe, é verdade, que não atrapalhou o sucesso dele por aqui. A versão das fotos é a Limited Safety, a intermediária das opções com o motor 1.0 turbo e que já faz parte da linha ano modelo 2024/2025. Como fica fácil notar também, nada mudou no visual do Creta, a não ser por pequenos detalhes de acabamento e pela inclusão de novos itens na versão de entrada, a Comfort Plus, como volante em couro, aletas de troca de marcha, chave presencial e acionamento do motor por botão, enquanto a Platinum Safety, uma das topo de linha, passou a contar com teto solar com item de série e sensor de estacionamento traseiro.
Por dentro, vale lembrar que o Creta não cria polêmica com o visual, com um desenho padrão encontrado nos modelos do segmento. O acabamento é bom, oferece boa dose de conectividade no sistema multimídia com tela de 8 polegadas — faz conexão com Apple Carplay e Android Ato sem fio —, tem carregador de celular por indução, o painel de instrumentos é digital, conta com chave do tipo inteligente e acionamento do motor por botão, os bancos são confortáveis na versão avaliada são de tecido - o console central tem bom espaço e, detalhe: diferente dos concorrentes, o freio de estacionamento é manual.
Atrás, mantém bom espaço para três pessoas com direito à saída de ar-condicionado. Em questão de segurança, na versão avaliada, a Limited Safety (antiga Limited) passou a contar com importantes recursos de segurança presentes no pacote Smartsense como itens de série, como assistentes de saída e centralização de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de partida em rampa, farol autoadaptativo e detector de fadiga, além de contar com seis airbags e freios a disco nas quatro rodas.
Ponto forte da atual geração, o motor 1.0 turbo de 3 cilindros de 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque - garante aceleração boa, deixa o SUV esperto em retomadas, mesmo não se tratando do motor mais forte da categoria. A transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais, o que torna a condução mais agradável. Como se trata de um SUV compacto e mais altinho, usufrui do bom acerto de suspensão, que mantém o carro confortável e bastante seguro em curvas e em velocidades mais altas. No quesito consumo, entrega boas médias oficiais de 11,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina no tanque, com ajuda também do sistema Stop&Go, que desliga e liga o motor automaticamente em paradas no trânsito.
É com esse conjunto e proposta que o Creta se mantém forte em nosso mercado, independente das já antigas críticas ao seu visual. Ele foi bem em vendas no ano passado e segue igual agora em 2024, como o mais vendido do seu segmento no varejo, ou seja, vai bem na compra feita por pessoa física, pelo cliente que vai à concessionária. E esse cenário pode ficar ainda melhor, assim que chegar a versão reestilizada do Creta, algo que deve acontecer logo, logo, quando vai receber os ajustes já aplicados da versão vendida no mercado indiano, e que, entre outros, eliminaram o excesso de elementos dos desenhos traseiro e dianteiro do SUV.
Preço Hyundai Creta Limited Safety 1.0
TGDi AT: R$ 154.690