VW lança oficialmente a linha 2025 da Amarok

Visual atualizado, novos equipamentos e garantia de fábrica de cinco anos

Por Cruzeiro do Sul

A maior alteração foi aplicada na dianteira, onde para-choque, grade e capô foram redesenhados

Na última semana, a VW lançou oficialmente a linha 2025 da Amarok e com os urgentes ajustes para manter a picape interessante frente à concorrência no mercado nacional. Como já estava confirmado pela própria marca, a Amarok não recebeu uma nova geração, apenas uma atualização visual e um reforço no pacote de equipamentos e na garantia de fábrica, agora de cinco anos. A maior alteração foi aplicada na dianteira, onde para-choque, grade e capô foram redesenhados, mudança que deixou a frente mais saliente e aumentou o comprimento da picape em quase 10 centímetros. O conjunto de faróis também mudou, recebeu iluminação full led e faixa de luz de led na grade frontal. Na lateral, renovação apenas nas rodas de liga leve de 20 polegadas. Atrás, mudança mais tímida, apenas novos desenhos para o para-choque e lanternas, nome da picape estampado na tampa da caçamba e o novo logo VW (aplicado também na grade dianteira).

A Amarok segue com três versões, mas passa a contar com dois pacotes de acabamento, Hero e Dark, ambos disponíveis para versão topo de linha, a Extreme. Neles, a marca oferece acabamentos diferenciados para santantônio, maçanetas das portas nos logotipos, pintura escurecida para as rodas de liga leve de 20 polegadas, entre outros. Atualização importante aconteceu dentro da cabine, que sofria com o visual e equipamentos bem antigos. A situação melhorou com novos revestimentos e cores, mas bom reforço mesmo foi a aplicação de uma nova central multimídia de nove polegadas, com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e navegador nativo. Não se trata do sistema VW Play, bem moderno e eficiente, mas ficou muito melhor em comparação à versão anterior, inclusive porque passa a contar com uma porta USB-A na dianteira e duas USB-C na traseira. Só faltou atualizar o painel de instrumentos, que segue igual e analógico. Outra novidade interna, mais curiosa do que realmente importante, é o Safer Tag, uma pequena tela redonda digital que traz o assistente de segurança da Mobileye (empresa de tecnologia parceria do Grupo Volkswagen). Nele, o condutor recebe e confere alertas, como o de saída de faixa e de colisão frontal.

Sob o capô, tudo igual na Amarok 2025, o que não é ruim, pois segue com o bom motor 3.0 V6 a gasolina de 258 cavalos de potência (com a função overboost que aumenta a potência para 272 cv por alguns segundos). Isso significa que a Amarok segue como a picape diesel mais potente da categoria em nosso mercado, com capacidade de fazer de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Segue também com a transmissão automática 4Motion e tração integral permanente, além de importantes recursos, como assistente de partida em rampa, controle automático de descida, sistema de estabilização de reboque e o ABS Off-road, para citar os principais. Em questão de segurança, tem outro reforço, o airbag de cabeça. Mas ainda não recebeu sistemas semiautônomos de apoio à condução, como controle de velocidade adaptativo ou o sistema de frenagem automática de emergência.

Para compensar a falta de mais atualização, a Volkswagen manteve a tabela de preços antiga para a nova linha 2025, ou seja, por enquanto, a Amarok não sofreu reajuste de preços.

Preços VW Amarok V6 2025

Comfortline: R$ 309.990
Highline: R$ 328.990
Extreme: R$ 350.990