Ford Ranger Black está de volta

Versão estilizada com tração 4 por 2 é a opção mais barata da picape

Por Cruzeiro do Sul

A versão da picape traz o motor Panther 2.0 turbodiesel, que tem potência de 170 cavalos e torque de 41,2 kgfm

Lançada em 2023, a nova geração da picape Ranger ainda estava devendo uma de suas versões de sucesso da linha anterior, a Black. Pois ela está de volta com o visual e os bons atributos da atual geração da Ranger. Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a versão Black tem proposta essencialmente urbana, para atender quem gosta de picapes, mas que não precisa ou não quer utilizá-la como veículo de trabalho. Aí entra a receita da Ford, que parte do pacote visual escurecido batizado de Bolder Gray, um tom cinza aplicado na grade, maçanetas, para-choques, estribos, rodas, espelhos retrovisores e santantônio.

A parte interna é exatamente igual, inclusive o revestimento do teto, mais os vários pontos em cinza escuro brilhante fazendo um bonito contraste. Os bancos têm revestimento com tecido natural e algumas com acabamento que imitam o couro, e com um detalhe para dar orgulho aos fãs da marca. No encosto do banco do passageiro, na direção do motorista, foi aplicada a inscrição “So long as it’s black”, frase famosa de Henry Ford, que afirmava que seus clientes podiam escolher um carro de qualquer cor, desde que fosse preto!

Ponto positivo da nova geração da Ranger, a tela do multimídia na vertical é item de série na versão Black, mas é um pouco menor, de 10 polegadas. Mesma coisa para o painel de instrumentos digital e configurável, que é menor também, de 8 polegadas, e um pouco mais simples. Outra exclusividade da Ranger Black é o motor Panther 2.0 turbodiesel, que tem potência de 170 cavalos e torque de 41,2 kgfm.

Motor macio e silencioso

Na Black, a tração é sempre 4x2 e a transmissão é automática de seis velocidades. O motor não é tão forte quanto o V6 das versões superiores, mas está longe de ser considerado fraco, mesmo para quem ainda queira trabalhar com ela. Esse motor trabalha macio e silencioso, e entrega quase todo o torque em rotações baixas, na faixa dos 2.500 giros. O conjunto conta com quatro modos de condução Normal, Eco, Reboque e Escorregadio que pode ser definido por um botão no console central.

A Ranger Black não traz os sistemas de assistência à condução, como frenagem automática ou assistente de saída de faixa, mas tem outros recursos importantes como sete airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, limitador de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.

Forte e resistente

Dentro da proposta dessa versão, é legal observar que a caçamba da Ranger Black é a mesma das outras versões, ou seja, tem espaço de 1.250 litros para carregar volumes ou bagagens, mas também pode encarar o trabalho, se o proprietário quiser, pois mantém a capacidade de carga de 1.031 kg. E aí está o ponto chave da versão Black, é uma verdadeira picape média, com tudo que é necessário em termos de força e segurança, bastante estilo e, ponto estratégico, com preço próximo do que é cobrado pelas picapes consideradas médias-compactas, como a Fiat Toro.

Como comentou Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford, e espetando a concorrência: “A Ranger Black foi feita para

quem quer uma picape de verdade, potente e robusta, e com sofisticação de um veículo para a cidade.” Já disponível nas lojas da marca, agora versão Black é a opção mais acessível para quem sonha ter uma picape Ranger na garagem.

 

Preço Ford Ranger Black:

R$ 219.990,00