BENÊ GOMES
Segunda geração do Porsche Macan agora é 100% elétrico
SUV cresceu, ganhou novo visual e passa a oferecer três telas digitais
A nova geração do Porsche Macan, agora 100% elétrica e produzida sobre a nova e moderna plataforma de 800V (PPE - Premium Platform Electric), está no Brasil. São quatro versões, uma delas, equipada com um motor elétrico e tração traseira, enquanto as demais contam com dois motores elétricos e tração integral. O novo Macan tem bateria de alta capacidade - 100 kW/h - e potência de carregamento em corrente contínua (DC) de até 270 kW. Isso permite recarregar 80% da bateria em apenas 21 minutos. A autonomia é de 443 quilômetros.
O Macan entrega 387 cavalos de potência, mas sua força pode chegar a 408 cavalos com o recurso overboost, que entra em ação com o modo Sport ativado. Mas, impressionante mesmo, é o torque de 66,3 kgfm, disponível instantaneamente, como em todo elétrico, só que, no Macan, com uma característica diferente: o pico de força é mantido por mais tempo em comparação aos demais carros 100% elétricos, fruto da opção da marca em utilizar motores elétricos do tipo síncrono.
Como explica, de forma bem resumida, Leandro Rodrigues, gerente sênior de imprensa da Porsche do Brasil: “O motor elétrico conta com dois componentes principais, o estator, na parte de fora, e o rotor do lado de dentro, e cada um conta com uma bobina elétrica. Quando o sistema energiza esse conjunto, é criado um campo magnético que movimenta o rotor, que é o responsável por gerar o torque para o veículo. No assíncrono, isso é feito em duas etapas, com a energização do estator e depois do rotor, o que é um problema se o foco é esportividade. Essas duas etapas acabam criando um atraso na resposta do rotor, já que a energia sempre chega primeiro no estator.”
O efeito prático disso é que, quando se busca uma aceleração forte, a solução é aumentar a carga de energia, o que pode provocar o superaquecimento das baterias. “Por isso, a Porsche optou pelo motor elétrico síncrono, que, basicamente, não tem nenhum enrolamento de fio no rotor, mas apenas um ímã com alto poder magnético. Ou seja, assim que o conjunto é energizado, o campo magnético é criado e o rotor se movimenta no mesmo instante”.
Para o motorista, isso se traduz em arrancadas consistentes várias vezes sem comprometer a performance, pois não há superaquecimento, o que limita respostas de qualquer motor elétrico. “É um conjunto um pouco mais caro, mas como a entrega de alta performance é a nossa prioridade, o motor do tipo síncrono é a melhor escolha para nós”, reforça Leandro.
Nesse contexto, a experiência de dirigir o Macan elétrico é muito positiva, pois o conhecido refinamento dinâmico e eficiente da suspensão ativa dos modelos Porsche estão presentes no novo SUV. Para quem busca ainda mais, pode optar pela versão Macan Eletric Turbo, que pode entregar incríveis 639 cavalos e 115 kgfm de torque.
Mais espaço e novas telas digitais
A adoção da nova plataforma garantiu outras novidades ao Macan. Como não tem motor a combustão, a Porsche conseguiu aumentar o entre-eixos em 8,6 centímetros (agora tem 2,89 cm). O resultado é maior conforto para os passageiros e um novo espaço para volumes na dianteira, de 84 litros. O Macan passa a contar também com as três telas digitais já aplicadas em outros modelos, como Taycan e Cayenne. Uma tela curva de 12,6” para o painel de instrumentos, e mais duas de 10,9”, uma do multimídia e outra do passageiro dianteiro. No visual, mudou o para-choque e o conjunto de iluminação, agora dividido em dois blocos: DRL em cima e faróis principais na parte inferior.
Preços Porsche Macan 2025
Macan Eletric: R$ 560.000,00
Macan 4 Electric: R$ 580.000,00
Macan 4S Electric: R$ 630.000,00
Macan Turbo Electric: R$ 770.000,00
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