Moto Honda atinge a marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil
Nesta semana, a Moto Honda da Amazônia comemorou o alcance de um expressivo marco no Brasil: a produção de sua motocicleta número 30 milhões. Essa conquista veio com a recém-lançada CG 160 Titan, versão topo de linha do primeiro modelo produzido pela empresa no Brasil. Para comemorar, a Honda promoveu uma cerimônia dentro de sua tradicional unidade fabril, em Manaus (AM), e que contou com a presença de Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd. (que visitou o Brasil pela primeira vez), e Arata Ichinose, presidente da Moto Honda da Amazônia e Honda América do Sul.
Líder do segmento no país, a Honda iniciou suas atividades no Brasil em 1971, quando começou a importar suas primeiras motocicletas produzidas no Japão. Em 1976, inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, hoje a unidade fabril de motocicletas Honda mais verticalizada em todo o mundo. Além do complexo processo que envolve a produção de motocicletas, a fábrica da Moto Honda de Manaus é responsável também pelo desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco, motor entre outros.
Diariamente, saem da linha de produção de Manaus cerca de 5.700 unidades e são produzidos 18 modelos de motocicletas, com motores de 110 a 1000 centímetros cúbicos. Além de atender o mercado nacional, a Moto Honda do Brasil exporta seus modelos para mais de 15 países, como Estados Unidos, Austrália e México, mercados altamente exigentes. Ao longo dos quase 50 anos na capital do Amazonas, a empresa fez muitos investimentos em qualificação dos recursos humanos e sempre valorizou a mão de obra local. Atualmente, a Honda conta com mais de 8 mil colaboradores diretos na fábrica de Manaus.