Os pets também devem ser preparados para festa de Natal

Por

Animais devem ser acostumados com antecedência a roupas e acessórios. Crédito da foto: pixabay.com.br

Animais devem ser acostumados com antecedência a roupas e acessórios. Crédito da foto: pixabay.com.br

Natal é época de confraternizar com amigos e familiares. E, claro, nossos queridos pets não poderiam ficar de fora desta época tão especial! Para eles poderem participar com cautela e diversão, preparamos algumas dicas e também cuidados que os tutores devem ter durante a celebração de Natal.

A gente adora vestir nossos companheiros com as melhores roupas e fantasias. Então, nada mais bacana que aproveitar a ocasião para colocar uma linda roupinha de Papai ou Mamãe Noel nos nossos cãezinhos, os looks podem ser feitos sob medida, mas também são vendidos em lojas especializadas. “Evite roupas de materiais sintéticos e que tenham peças pequenas que possam ser engolidas, como botões, e fique atento à temperatura e bem-estar do pet”, diz Carolina Rocha, médica-veterinária e mestre em comportamento animal.

Lembre-se de acostumar o pet com antecedência e com paciência, orienta Carolina, oferecendo muitos petiscos e palavras de incentivo. Além disso, escove bem os pelos antes de colocar a roupa e certifique-se também de que o animal está bem seco. “Se o cão apresentar sinais de desconforto, retire a roupa imediatamente”, orienta a especialista.

Alguns gatos já acostumados a roupinhas e acessórios podem também vestir-se para a ocasião, com a melhor roupa típica. A médica veterinária reforça que as regras valem para eles também: acostumá-los antes com bastante associação positiva, escolher as roupinhas com cuidado, retirar se o pet estiver incomodado, e ter pelos escovados e secos antes de se tornarem o Papai ou Mamãe Noel da casa são cuidados imprescindíveis!

Quem tem outros animais além de cães e gatos, fique tranquilo! Cada vez mais produtos de Natal para todos os tipos de pet têm invadido as lojas. Decorações natalinas para viveiros de répteis já estão à venda, assim como roupinhas típicas para roedores, como para o porquinho-da-Índia. “Mas sempre acostume o animal com a roupinha antes. Nunca force se o pet não quiser utilizar”, alerta Carolina.

Decoração pet friendly

Outra preocupação dos tutores deve ser com relação à decoração natalina. A árvore de Natal é um ótimo convite para escaladas, especialmente para os felinos. O ideal é deixá-la presa para evitar acidentes. “Maneiras seguras de fazer isso são usando uma base pesada para a árvore ou amarrando um barbante em volta da mesma e prendendo-o a um gancho na parede”, diz Carolina.

Cães e principalmente gatos adoram brincar com tudo o que encontram pela frente. Portanto, procure evitar enfeites pequenos ou que são facilmente destruídos e ingeridos pelos bichos. Prefira enfeites de plástico ou pelúcia que não quebrem com facilidade nem soltem pedaços.

Outro perigo para os pets nesta época do ano são as luzinhas pisca-pisca. Cães e gatos, principalmente filhotes, acabam roendo os fios e podem levar choques, causando queimaduras locais e até problemas mais sérios, como edemas pulmonares. Para Carolina, o ideal é utilizar luzinhas cobertas por plástico (tubo plástico) e deixar os fios o mais longe possível do alcance dos animais, preferencialmente, da metade da árvore para cima. (Portal Melhores Amigos)