Cores da Serra

Cunha se prepara para receber turistas na estação mais florida do ano

Por Cruzeiro do Sul

Os campos da lavanda proporcionam belas paisagens, que remetem à região de Provence, na França

A Estância Climática de Cunha, localizada no leste do interior de São Paulo, ganha mais charme durante a primavera, entre 22 de setembro e 21 de dezembro. Durante a época das flores, a cidade emana a energia vibrante das cores e ostenta paisagens encantadoras.

A cidade se situa no alto Paraíba, entre as serras do Mar, da Quebra-Cangalha e Bocaina. O município tem uma altitude média de 1.100 metros, mas tem pontos mais altos como o Pico da Pedra da Macela (1.840 m) e o Pico do Cume (1.630 m). No inverno, é comum temperaturas negativas e no verão, o clima é ameno, entre 15ºC e 25ºC.

Paisagem bucólica

O Lavandário é uma das atrações mais famosas da região, que se destaca com belíssimos campos de lavanda o ano inteiro. A paisagem remete à região de Provence, na França. Na primavera, as paisagens ficam ainda mais floridas e exuberantes. É possível acompanhar a colheita, provar receitas feitas com a planta e comprar lembrancinhas como óleos e sabonetes.

As temperaturas agradáveis da estação das flores também convidam o viajante a explorar locais como o Parque Estadual Serra do Mar. O ponto turístico conta com cachoeiras e trajetos para caminhadas. Manacás, ipês e sibipirunas dão mais colorido ao verde das serras.

História e cerâmica

O casario colonial, herdado do ciclo do ouro no século 18, está relativamente bem preservado. Cunha era ponto de parada dos tropeiros que levavam o metal precioso de Minas Gerais ao porto de Paraty (RJ), que depois seguia de navio a Portugal.

Outra opção é aproveitar a viagem para conhecer os famosos ateliês de cerâmica da cidade. Os objetos produzidos no Forno Noborigama, tradicional do Japão, são destaques no município.

Hospedagem

Cunha tem muitas pousadas, a maioria na área rural. São propriedades charmosas, que têm as serras como cenário para descanso e contemplação.

É o caso da Pousada Cadeias (www.pousadacandeias.com.br), que dispõe de dez chalés aconchegantes, restaurante, piscina e trilhas em meio à natureza.

A pousada oferece fácil acesso ao Lavandário e ao Contemplário, outro ponto turístico indicado para quem quer ver campos de plantas aromáticas, como lavanda, alecrim e capim-limão.

Outra opção é o Hotel Fazenda São Francisco (www.hfsaofrancisco.com.br), no bairro Cedro. O hotel conta com chalés coloniais em três categorias, piscinas, lago, cachoeira e áreas de preservação.

Mais informações sobre a cidade e opções de hospedagem, passeios e restaurantes podem ser obtidas no site http://www.cunha.sp.gov.br. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.blog)