Conheça o 'Caribe do Nordeste'
Litoral do Rio Grande do Norte vai muito além de Pipa e abriga praias paradisíacas
Quando se fala do Rio Grande do Norte, as praias badaladas e as mais tranquilas são destaques que encantam os turistas. A praia de Pipa é a mais famosa, mas tem outras tão bonitas quanto essa. Um exemplo é a praia de Barra do Cunhaú, no litoral sul.
O lugar fica a sete minutos de Pipa e está localizado no município de Canguaretama. É só pegar a balsa e já se chega à Barra do Cunhaú, considerada por muitos como o "Caribe do Nordeste".
Lá, o turista pode caminhar por uma faixa de areia, curtindo a brisa e desfrutando de belas piscinas naturais. Um dos pontos que surpreendem os visitantes é o encontro do rio Curimatau com o mar. Manguezais preservados favorecem o habitat dos caranguejos e outros crustáceos.
Pousadas charmosas
Não faltam opções de hospedagem no destino. Os hotéis oferecem muita hospitalidade e conforto para os turistas. É o caso da Pousada Yemanjá, com apenas três apartamentos, mas muito bem estruturados. O café é servido na varanda da acomodação e o hóspede escolhe os itens de sua preferência. A pousada também serve o jantar, na hora da reserva, bastando apenas o hospede informar que deseja incluir o serviço na diária.
Outra opção é a Pousada Ventoria, que tem o charme rústico em seus chalés para até três pessoas. A pousada conta com serviço de restaurante, onde você pode experimentar a culinária e gastronomia local.
Gastronomia
A culinária de Canguaretama está na variedade dos crustáceos, desde o camarão, ostra, caranguejo, até a lagosta. O destino vem se destacando cada vez mais em sua gastronomia e será um dos destaques na Feira Nacional do Camarão, que irá acontecer de 15 a 18 de novembro no Centro de Convenções de Natal/RN.
Canguaretama abriga um dos maiores empreendimentos da gastronomia do Rio Grande do Norte: a Barraca Miramar, especializada em frutos do mar. São bangalôs “pé na areia”, com estrutura de banheiros, trocadores e ducha. Algumas unidades possuem até espaço infantil. É só sentar de frente para o mar e relaxar. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.dicas)