Museu de Ubatuba expõe réplicas e esqueletos dos gigantes do mar
Visitantes podem conhecer e aprender sobre a evolução de algumas espécies

Os seres que habitam os oceanos surpreendem pela forma e suas dimensões. Se olharmos para o passado pré-histórico, esses animais do ambiente marinho são ainda mais impressionantes.
Para conhecer um pouco mais desse universo, Ubatuba (SP) criou o Museu da Vida Marinha, localizado na praia Perequê-Açu. O museu é uma das opções para os turistas durante a temporada de verão 2023.
Além de contar com a remontagem da exposição Gigantes Marinhos, que dispõe de diversas réplicas de animais pré-históricos que habitaram os oceanos, o museu ainda proporciona outras atrações, como um acervo com esqueletos reais de animais da atualidade e uma área de taxidermia em tempo real que pode ser acompanhada pelos visitantes.
O museu conta ainda com um espaço temático sobre os impactos da atividade humana no ambiente marinho e uma parede de ossos de animais mortos, com informações dos trabalhos que são realizados pelo Instituto Argonauta em prol dos ambientes costeiros e marinhos.
Também tem uma casa sustentável com exemplos de energias renováveis que podem ser replicadas por qualquer pessoa para otimizar os recursos naturais.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, o objetivo do museu é conectar o público ao mundo marinho. "Os visitantes poderão conhecer e aprender sobre a evolução de algumas espécies e a importância da conservação da biodiversidade marinha", destaca o diretor da instituição.
Na exposição de Gigantes Marinhos, o visitante fará uma viagem no tempo ao se deparar com réplicas em tamanho real de animais marinhos que habitaram os mares da América do Sul, sendo que alguns deles conviveram no mesmo período dos dinossauros, ou até mesmo antes do período Jurássico.
O acervo com esqueletos reais de animais da atualidade do Museu da Vida Marinha, contém, entre outros, o esqueleto de uma baleia jubarte, que impressiona o visitante pelo seu tamanho. São aproximadamente 13 metros de comprimento.
O museu, situado na avenida Governador Abreu Sodré, 1,067, funciona diariamente (de segunda a domingo), das 10h às 18h. O valor do ingresso é R$ 21, com meia entrada (R$ 10,50) para estudantes até 17 anos com carteirinha, estudantes universitários com documento, professores com carteirinha e menores de 12 anos. Maiores de 60 anos e crianças até 6 anos acompanhadas de um adulto pagante têm acesso livre, mediante apresentação de documento de identidade.
Mais informações sobre o Museu da Vida Marinha de Ubatuba podem ser obtidas no site www.institutoargonauta.org (Da Redação, com informações de @sigaomapa.dicas)