Roteiro do Vinho de São Roque mantém as tradições da Páscoa
Bacalhau e chocolate são boas pedidas gastronômicas para o feriado, pertinho de Sorocaba
O feriadão de Páscoa está chegando e a data é um convite para viajar com a família, ainda mais se for para comer aquele tradicional bacalhau e se deliciar com os ovos de chocolate. E tudo isso pode ser encontrado no Roteiro do Vinho de São Roque, pertinho de Sorocaba.
O circuito que reúne vinícolas, restaurantes e centros de lazer fica movimentado nesta época. A diversidade de opções gastronômicas é grande, atendendo bem aos amantes da boa mesa.
O bacalhau é a estrela nos restaurantes, mas os cardápios vêm ganhando novos pratos que usam outros peixes nobres, como o salmão e o meca, considerado a "picanha do mar" por sua textura macia e sabor.
Os turistas podem anotar algumas dicas de almoço a começar pela Vila Don Patto, que espera receber 10 mil visitantes durante o feriadão. Lá, o cliente pode escolher entre as várias versões do peixe: bacalhau à Gomes de Sá, Lagareiro, Imperial e até o bacalhau na telha. São mais de 12 preparações.
Na Alcachofra Bonsucesso, a pedida é provar o salmão grelhado ao molho de maracujá ou o bacalhau com alcachofra ao creme de natas, um sucesso do menu do restaurante de Ana Lídia. O chef de cozinha Claudio de Oliveira Cardoso ainda recomenda outras opções do cardápio para quem prefere uma massa caseira ou não dispensa uma carne suculenta.
Falando em carnes, o restaurante Casa Araucária, cuja especialidade são os cortes especiais grelhados no melhor estilo "cozinha de fogo", colocou de volta no menu de Páscoa um prato especial para o almoço: meca ao molho de uvas com aligot, tudo feito direto no braseiro. E como sobremesa, a meia esfera de chocolate para marcar com doçura o período de Páscoa.
Aos chocólatras
Crianças e adultos adoram outro destaque gastronômico da época: o chocolate, que ganha mais encanto no formato de ovos ou coelhos, símbolos da Páscoa.
E não faltam opções de chocolaterias no Roteiro do Vinho. A Giullian's é uma tradicional produtora de chocolates de São Roque, que criou a marca Soul com uma linha completa de bombons recheados, ovos de páscoa e coelhinhos de chocolate pintados à mão, além de barras, trufas, drágeas e aquelas garrafinhas cheias de licor.
O turista também encontra no circuito os chocolates de Gramado. A Caracol trouxe novidades do Sul para esta Páscoa, como os artesanais rústicos, os trufados, uma linha de ovos com casca dupla e recheada, entre outros novos produtos da marca. O cliente também pode saborear na loja muitas opções que trazem o chocolate como ingrediente especial, a exemplo do fondue de frutas na taça, waffle com calda de chocolate ao leite, morangos e chantilly.
Também de Gramado, outra chocolateria traz as delícias da Serra Gaúcha. A Florybal é a mais nova loja do roteiro. Os chocolates caseiros, com linha gourmet e, para as crianças, os divertidos em formato de coelhinhos, ursinhos e até dinossauros decoram as prateleiras. A loja foi inaugurada no final do ano passado e já pensa em expandir o negócio. Dos 500 produtos da marca, 300 já estão disponíveis na Florybal de São Roque.
Festa da Páscoa
Se a ideia é uma imersão na fantasia dos coelhos e nas tradições da Páscoa, a dica é visitar a Fazenda Angolana, que promove até o dia 16 de abril a 3ª Osterfest, aos sábados, domingos e feriados. As crianças se divertem e tiram fotos com mascotes da festa, participam de oficinas de pintura facial e de ovos, que são pendurados na "osterbaum", uma árvore de galhos secos, seguindo uma tradição da cultura alemã.
Além das atividades de Páscoa, as crianças e os adultos podem visitar a fazendinha, andar de pedalinho, de charrete, fazer arvorismo e tirolesa. Dá para passar o dia no parque, que conta com dois restaurantes, um com comida preparada no fogão à lenha, de preço fixo por pessoa, e o à la carte. O ingresso ao parque custa R$ 15 por pessoa (a partir de 4 anos) e o estacionamento é gratuito.
Hospedagem
Uma opção de estadia perto dos principais atrativos turísticos é a Pousada Garden House, que oferece suítes em quatro categorias, café da manhã, um spa para massagens relaxantes e outros tratamentos (com agendamento), área de lazer com piscina aquecida e jacuzzi, além de sala de jogos, campinho de futebol, lago para pesca, redário e boutique.
Com tanta coisa para fazer, o ideal é escolher uma pousada dentro do Roteiro do Vinho para facilitar e curtir os passeios com calma em um final de semana. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)