Festival destaca os sabores do interior em São José do Barreiro
Programação reúne música de viola, prosas sobre a cultura tradicional e a gostosa comida da Serra da Bocaina
Uma viagem saborosa e bem temperada pela cultura gastronômica tradicional, tropeira e caipira pode ser experimentada em um roteiro de quatro dias do 1º Festival Gastronômico de São José do Barreiro, de 8 a 11 deste mês de junho.
A programação reúne boa música de viola, prosas sobre a cultura tradicional do vale do rio Paraíba do Sul, venda de produtos artesanais locais e aulas-shows com os chefs Olivier Anquier, Ronaldo Canha, Aline Guedes e Rafa Bocaina.
O festival explora as raízes da própria São José do Barreiro, cidade turística nascida no caminho dos tropeiros pela Serra da Bocaina, na confluência dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, região atualmente denominada no trecho paulista de Vale Histórico.
Essa identidade tradicional, que vem dos tempos do Brasil Colônia, está representada no estilo e nos pratos dos chefs e restaurantes reunidos na programação, com aquele toque especializado e contemporâneo.
Olivier Anquier, que tem casa de veraneio em São José do Barreiro, registrou em seu livro “Diário do Olivier: as receitas da Bocaina” algumas das delícias da região.
“O festival buscou trazer a união dos estabelecimentos e dos produtores locais, ou seja, da cadeia inicial até a ponta final. E destacando essa gastronomia que vem de longa tradição”, diz o prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga.
Fazendas e arquitetura
O festival também faz um mergulho nos aspectos culturais dessa tradição. Entre uma degustação e outra do melhor da culinária, haverá bom bate-papo homenageando personalidades importantes que pesquisam a cultura caipira e do Vale Histórico. Saiba mais sobre a programação no Instagram da Secretaria Municipal de Turismo da cidade (@turismosjb).
O visitante ainda terá tempo para aproveitar para conhecer as belezas da cidade, sua arquitetura colonial, fazendas históricas, trilhas, mirantes e cachoeiras pelos morros da serra.
São José do Barreiro é a porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, patrimônio natural intacto, e ponto de partida para a Trilha do Ouro, que desafia os mais aventureiros.
Vale muito aproveitar a viagem para explorar toda a riqueza do lugar. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)