Alcachofra é estrela dos cardápios em São Roque
Conheça as opções para experimentar as variações dos pratos feitos com esta flor que está em plena safra na região
É tempo de alcachofra e essa flor comestível passa a ser o destaque das mesas dos restaurantes de São Roque (SP). Além do vinho que já dá fama à cidade, a primavera traz mais esse atrativo para os turistas que curtem passeios gastronômicos.
A safra acontece de setembro a novembro e, todo ano, os chefs de cozinha elaboram as mais variadas e inusitadas receitas com o produto. Não faltam combinações exóticas de pratos, bebidas e até sobremesas.
As opções mais curiosas começam logo nas entradas e petiscos, como por exemplo, pétalas tenras da flor à dorê, uma iguaria oferecida no Restaurante Stefano, localizado na alto da serra de São Roque. Os chefs Stefano e Franco Bruzzone também fazem a Alcachofra Al Inferno, a flor cozida inteira com recheio de bacon e molho de ervas. Ainda pode-se saborear fundos de alcachofra gratinados e o tradicional canelone de carne cobertos com molho de tomate e alcachofras.
No Roteiro do Vinho de São Roque, que reúne vinícolas e dezenas de restaurantes, espaços gastronômicos e de lazer, a alcachofra também domina os cardápios.
Na Alcachofra Bonsucesso, o cliente pode escolher como entrada uma bruschetta de alcachofra no pão caseiro ou o bolinho caipira de alcachofra. O menu também inclui a flor em alho e óleo e o sorrentino recheado e coberto com pesto de alcachofra, tomate seco, manjericão e azeitonas. E que tal uma sobremesa que leva fundo de alcachofra em calda, sorvete de creme, raspa de limão siciliano, massa folhada e chantilly de hortelã? No restaurante da Bonsucesso, até o tradicional doce português pastel de Belém ganha pedaços de alcachofra no recheio de creme.
Além dos pasteizinhos de alcachofra, das lasanhas e risotos que levam a flor, o restaurante Quintal das Alcachofras também serve uma sobremesa incomum, mas que tem feito sucesso entre os clientes: o sorvete artesanal de alcachofra coberto com calda de vinho tinto, uma harmonização de dois produtos das terras são-roquenses. Lá, também dá para participar de colheita e se hospedar em chalés ao lado da plantação.
Na Vila Don Patto, também acontece o Festival da Alcachofra até o dia 12 de novembro, nos três restaurantes do complexo. A flor ganha novos preparos todo o ano e a novidade agora são os hamburguinhos de alcachofra, com queijo brie e rúcula. E como sobremesa, a Don Patto apresenta uma torta de chocolate amargo com pedaços de alcachofra, acompanhado de sorvete de limão siciliano.
E as opções não param por aí. Na Pizzaria e Trattoria Port'Alba, o menu tem como entrada o Roastbeef São Roque, feito com lagarto assado, maionese de atum, alcachofras e queijo grana padano. Como prato principal, o cliente pode saborear a lasanha de alcachofra com molho bechamel e parmesão. A Port'Alba, aliás, pelas mãos do mestre pizzaiolo Sudário Silva, foi pioneira em incorporar a alcachofra na pizza de longa fermentação, premiada em 2010 em campeonato brasileiro. Até hoje, a pizza Estação São Roque, faz parte do cardápio.
Alcachofra para beber
Se engana quem pensa que a alcachofra só é ingrediente de pratos salgados e sobremesas. O turista também pode apreciar o licor creme de alcachofra da Giullian's, empresa que produz chocolates, licores e cachaças. A cor verde e o sabor marcante da planta formam um aperitivo bastante procurado na temporada.
Na Vinícola XV de Novembro, outra bebida é feita à base de alcachofra. É um vinho branco composto com extrato das folhas de alcachofra, nas versões seco e doce. A bebida pode ser servida antes ou depois das refeições pelos suas propriedades digestivas.
São tantas opções para aproveitar a temporada de alcachofras que fica difícil de escolher. Mas vale a experiência de provar novos e surpreendentes sabores. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)