Cananeia conserva história e natureza
Cidade no litoral sul paulista é ideal para quem busca tranquilidade
Reconhecida por seu valor natural, histórico e cultural, a cidade de Cananeia atrai muitos turistas que buscam destinos tranquilos para descansar.
A ilha tem uma localização privilegiada no complexo estuarino lagunar, o Lagamar, que reúne importantes ecossistemas de fauna e flora diversificadas.
Cananeia é considerada por alguns historiadores portugueses e espanhóis a cidade mais antiga do Brasil, cinco meses antes da fundação de São Vicente (SP), porém não há documentação oficial que comprove.
A região é um dos maiores berçários de vida marinha do País. Além da exuberância natural, a ilha de Cananeia guarda resquícios da história do Brasil colonial em suas ruas e conjuntos de casarios históricos tombados.
A cultura caiçara também resiste nas práticas tradicionais da pesca artesanal, na arte culinária, no artesanato e demais expressões originais dos moradores.
E um dos locais mais preservados é a Ilha do Cardoso, na Bahia de Trapandé. Ocupa uma área de 13,6 mil hectares, onde são encontrados vários tipos de vegetação da Mata Atlântica.
A ilha conseguiu se manter quase intocada, devido ao acesso nada fácil, feito por meio de escunas e voadeiras (pequenas lanchas), até as comunidades.
A ilha tem seis comunidades tradicionais, sendo a mais desenvolvida, a do Marujá, que oferece passeios com os monitores ambientais. As famílias tradicionais que moram na ilha também buscam a preservação do lugar, respeitando as regras do parque estadual.
Mais informações sobre o destino podem ser obtidas no site cananeia.sp.gov.br. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)