Itapeva guarda história e preserva a natureza
Cidade no sudoeste paulista tem cânions, cavernas e corredeiras ideais para aventureiros
Um lugar especial para quem curte aventura, ecoturismo, lazer e história, Itapeva (SP) está localizada no sudoeste paulista, a 194 km de Sorocaba.
Com cenários de natureza de encher os olhos, a cidade foi paragem de tropeiros. O nome do lugar em tupi-guarani quer dizer “pedra achatada”. E pedra, aliás, é o que não falta na região.
A cerca de 40 km do centro da cidade, já em Bom Sucesso de Itararé, o turista se depara com as formações geológicas que compõem o grande Cânion Pirituba, formado por morros, paredões, cavernas e rios que correm no fundo do vale.
Corredeiras e cachoeiras, como por exemplo, a do Palmito Mole, com suas piscinas naturais, é um paraíso para os amantes da natureza.
Uma garganta com idade geológica aproximada de 250 a 300 milhões de anos encanta os turistas aventureiros. O Parque Rupestre e Cânion Itanguá, com mata nativa preservada e paredões rochosos, favorecem a prática de rapel e escalada.
Caminho das Tropas
Itapeva faz parte do circuito turístico “Caminho Paulista das Tropas”, referência à rota dos tropeiros que por ali passavam com mercadorias e muares.
Um dos atrativos locais é a Fazenda Pilão d’Água, que ainda ostenta o casarão do colono e as antigas senzalas. O turista também pode passear pela Mata do Carmo, visitar o Memorial ao Tropeiro e a bela Catedral de Sant’Ana.
É um destino bem interessante para conhecer um pouco mais das belezas do interior do estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura de Itapeva. (Da Redação, com informações de @sigaomapa.sorocaba)