Conheça quatro ‘paraísos’ econômicos na alta estação
Quem prefere conhecer lugares diferentes sem sair do Brasil também encontra alternativas econômicas mesmo na alta temporada. Confira quatro sugestões localizadas em extremos opostos do Pais.
Algodoal: poluição 0%
Fugir das movimentadas praias do verão é a proposta da ilha Algodoal, no norte Pará. O lugar é perfeito para quem busca contato direto com a natureza: praias desertas com bancos de areia, charmosas vilas de casinhas de palafitas, ruas pé na areia e clima sossegado na beira mar. Tudo é muito simples, mas agradável. Além disso, um detalhe que faz toda a diferença é o índice de poluição do ar eternamente igual a 0%. Porém, vale um alerta: as únicas opções de transporte são charretes, bicicletas, barcos, parasailing (paraquedas puxado por barco) e triciclo à vela.
Paraíso catarinense
Guarda do Embaú, no litoral Catarinense, é um paraíso para várias tipos de aventureiros. De surfistas em busca das maiores ondas aos amantes da natureza se encontram nas ruas de terra fartas em restaurantes, barzinhos e pousadas pé na areia. Para quem gosta de caminhar, a dificuldade é escolher entre as inúmeras trilhas que passam pela orla, montanhas e costões. Uma atração à parte é o enorme banco de areia cortado pelo rio da Madre, permitindo passeios à pé ou em barquinhos disponíveis a qualquer hora.
Alagoas relaxante
Em Porto de Pedras - pequeno município do litoral alagoano - tanto o aspecto como o clima são típicos de interior: tranquilos e aconchegantes. O visitante é acolhido com carinho nas vilas de pescadores que brotam entre os coqueirais. E, como a vida corre devagar, tudo convida ao deleite. Na praia do Patacho, por exemplo, ninguém resiste a passar um dia sob as sombras das árvores, alternando mergulhos refrescantes no mar de águas límpidas e calmas com a degustação de peixes e frutos do mar fresquinhos preparados à moda.
Dunas de Lagoinha
É impossível visitar Lagoinha - norte do Ceará - sem encontrar uma nova definição para a palavra paraíso. A orla em formato de meia lua é dominada por dunas avermelhadas e coqueirais a perde de vista. Localizada a 120 quilômetros de Fortaleza, o local é ideal para um bate volta, porém, quem optar por passa mais de um dia na vila não se arrepende. Várias pousadas tranquilas e restaurantes aconchegantes dão conta do recado por preços convidativos. (Da Redação)