Gigantes do turismo se unem pela sustentabilidade
Sustentabilidade - A Expedia, plataforma global de viagens, e a Accor, rede hoteleira com várias marcas pelo mundo, se juntaram para levar adiante o Compromisso de Turismo Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As duas gigantes do setor de viagens se comprometeram a apoiar a eliminação do uso do plástico descartável, a promover a economia dos destinos e a divulgar a cultura local entre os viajantes. A consciência ambiental e a preocupação com as práticas sustentáveis são cada vez maiores entre os turistas, especialmente das gerações Y e Z (pessoas nascidas entre os anos 1980 e 2010). Com o acordo entre Accor e Expedia, o compromisso da Unesco chega a quase 100 países. Em 3.358 hotéis, a Accor pretende eliminar o uso de plásticos descartáveis até 2022.
O exemplo brasileiro - Na América do Sul, um dos hotéis da Accor que trabalham pela sustentabilidade no turismo é o Sofitel Jequitimar, no Guarujá, no litoral sul de São Paulo. O hotel reutiliza toda a sua água, não descarta nada no meio ambiente e tem projeto de emissão zero. Em vez de pequenos recipientes de plástico individuais de xampu e condicionador, os hóspedes terão à disposição dispensers com produto fabricados sem contaminantes ambientais, veganas e produzidas sem crueldade contra animais. Nas marcas econômicas Ibis, Ibis Styles e Ibis Budget, os dispensers são de xampu 2 em 1 (com condicionador). Em todos esses hotéis, os sabonetes em barra recebem embalagem de papel produzido com cera de abelha.
A vez do roteiro rural - Tiveram início ontem as inscrições para a seleção dos roteiros do “Projeto Experiências do Brasil Rural”, que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais de todo o País. Fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto a Universidade Federal Fluminense (UFF), a chamada pública segue aberta até o dia 2 de abril. Inicialmente, serão selecionados oito roteiros turísticos pertencentes às cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia nas cinco regiões brasileiras. A ideia é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, diversificando a oferta turística brasileira, apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural. Mais detalhes no site do projeto (https://pesquisaturaf.uff.br).
Rock in Rio só em 2022 - O principal atrativo brasileiro ligado à música e um dos festivais mais importantes do mundo, adiou sua próxima edição, marcada para setembro e outubro deste ano, para setembro de 2022. O adiamento foi provocado pela pandemia de Covid-19. “O Rock in Rio mobiliza pessoas dentro e fora da Cidade do Rock. Recebemos turistas de absolutamente todos os Estados, além do Distrito Federal, e também de mais de 70 países. São 28 mil pessoas trabalhando para levar festa e alegria para as 700 mil pessoas que nos visitam. Vamos preservar vidas neste momento. Em setembro de 2022, estaremos juntos de novo e prontos para o melhor Rock in Rio de todos os tempos, quando vamos celebrar a paz e a vida”, informou o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, em nota publicada no site do evento.