Gonçalves, em Minas Gerais, esbanja sabor e beleza
Não é um lugar comum. Há algo de especial e encantador nas casinhas debruçadas nas encostas das montanhas. A paisagem bucólica de Gonçalves (MG) recebe de braços abertos o turista que procura a tranquilidade do interior de Minas.
A cidadezinha fica a 210 km de São Paulo e a 300 de Sorocaba, usando o melhor caminho, que é por São Paulo, em direção a Campos do Jordão.
[irp posts="157627" ]
Gonçalves é cercada pelas montanhas da Mantiqueira, tem pouco mais de 4 mil habitantes, população que dobra na temporada de inverno. Nessa época, a temperatura pode bater 7º graus negativos.
https://youtu.be/kIyQuzxiuYU
Pousadas charmosas, restaurantes, cafés, empórios e bistrôs atendem muito bem à demanda, com cardápios mineiros e da alta gastronomia. O turista pode provar ainda cachaças especiais, queijos artesanais, doces de leite saborosos, chocolates, compotas e geleias, tudo feito com produtos orgânicos.
O município é um paraíso de cachoeiras de águas geladas, florestas de araucárias, trilhas e esportes de aventura, como rapel, passeios 4x4 e a cavalo, boia-cross e observação de aves. Não deixe de visitar a trilha da Cachoeira das Bromélias e as cachoeiras do Simão, do Cruzeiro e Sete Quedas.
https://youtu.be/cwAoQsGaobg
Aos sábados, aproveite para comprar produtos orgânicos na feirinha da rua Fausto Rezende de Souza, no Centro. Na Padaria São Francisco, em frente à Igreja Matriz, experimente a broa de milho recheada com queijo. É de comer ajoelhado. Saiba mais sobre a cidade em www.goncalves.mg.gov.br.
Sabores da montanha
Gonçalves aguça o paladar. Em cada cantinho da cidade há um restaurante simpático, um bar convidativo, um bistrô aconchegante para saborear pratos que harmonizam refinamento da construção e a simplicidade do produto orgânico, de alta qualidade.
Quem busca uma experiência gastronômica diferenciada, sem deixar de lado os sabores peculiares da montanha de Minas, a dica é seguir até o centrinho da cidade e subir a rua ao lado da bela Igreja Nossa Senhora das Dores para chegar no Bistrô do Alto.
A casa em dois pavimentos é aconchegante, tem lareira, livraria com centenas de títulos, vidraças amplas que possibilitam uma visão panorâmica da cidade.
O menu traz pratos como ravióli de pera com gorgonzola na manteiga ou a versão com massa verde com muçarela de búfula ao molho de tomate frescos, risoto de açafrão da terra com linguiça, ancho de Black Angus com risoto de funghi e ceviche com truta defumada. Vinhos e sobremesas deliciosas completam o cardápio.
O bistrô é comandado pelo casal Mauricio Gabrieli Neto e Ana Paula, que descobriu em Gonçalves a tão sonhada qualidade de vida.
Aluno da renomada escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, Mauricio diz que a proposta da casa é oferecer não só pratos bem preparados, mas uma experiência gastronômica de muito sabor aliada ao ambiente com lareira, uma bela vista da cidade, uma livraria anexa e o bom e agradável atendimento mineiro. (Admir Machado)
DESTINO
POUSADA MORADA DO LUAR - Gonçalves tem uma boa oferta de pousadas. São ao menos 1.200 leitos. A maioria dos estabelecimentos estão fora do centro da cidade e os acessos são por estradinhas de terra bem conservadas, cercadas pela mata, com aclives e declives bem acentuados. A cada curva uma paisagem linda, bucólica. Um dica de hospedagem é a Pousada Morada do Luar (www.moradadoluarchales.com.br), localizada no alto de uma montanha, a quase 1.400 metros de altitude. São 9 chalés com cozinha e varandas panorâmicas voltadas para o vale. O visual lá de cima é fantástico e o sossego do lugar deixa o clima bem romântico para casais. A pousada não tem café da manhã. A proposta é que o hóspede tenha a liberdade de fazer suas próprias refeições no chalé, que é equipado com fogão, geladeira e demais utensílios.
Confira mais sugestões de hospedagem em Gonçalves:
Pousada Passaredo
(www.pousadapassaredo.com.br)
Pousada Lua da Pedra
(https://luadepedra.com.br)
Pousada Gonçalves
(www.pousadagoncalves.com)
Pousada Espelho D’Água
(https://pousadaespelhodagua.com.br)
CERVEJARIA ARTESANAL - Outra dica de passeio e gastronomia é visitar a Cervejaria Artesanal Três Orelhas, pertinho do centro, onde é possível saborear 12 tipos de cervejas diferentes, entre elas Ale, Amber Lager, American Pale Ale, Witbier e Stout. Um food-truck instalado ao lado oferece porções de shitake, linguiça, truta, torresmo e até ceviche à mineira. Vale a pena conferir (www.tresorelhas.com.br).
O repórter viajou a convite de @saboresdamontanhabr, Travel for Life (www.travelforlife.com.br) e do Bistrô do Alto.