Pequim inaugura novo aeroporto ultramoderno
/ AFP / STR (25/9/2019)
O presidente chinês, Xi Jinping, inaugurou na semana passada o novo aeroporto de Pequim, coincidindo com as comemorações na próxima semana do 70º aniversário da criação do regime comunista. O aeroporto internacional de Daxing, em forma de estrela do mar, fica 46 km ao sul da capital.
O primeiro avião comercial, um Airbus A380 da companhia China Southern Airlines com destino a Guangzhou (sul), decolou poucas horas depois da cerimônia.
A inauguração da infraestrutura com ares futuristas é parte do projeto do "sonho chinês" de Xi Jinping e aconteceu a poucos dias da festa nacional de 1º de outubro.
O novo aeroporto internacional, em forma de estrela do mar, operará em plena capacidade em 2025, com 72 milhões de passageiros anuais previstos, o que seria um recorde mundial para um único terminal, segundo seus criadores.
Em 2040, a infraestrutura terá oito pistas, uma para uso militar, e poderá receber até 100 milhões de passageiros, o que o transformará no maior aeroporto do mundo em capacidade de recepção de viajantes.
As novas instalações servirão para evitar a saturação do atual aeroporto internacional Pequim-Capital, cujos três terminais estão localizados ao nordeste da megalópole de 21 milhões de habitantes.
O atual aeroporto, o segundo maior do mundo em número de passageiros, atrás apenas do aeroporto de Atlanta (Estados Unidos), está quase saturado, com mais de 100 milhões de passageiros anuais.
O transporte aéreo está crescendo na China e, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em meados da década de 2020 o gigante asiático ultrapassará os Estados Unidos como o primeiro mercado aéreo do mundo.
Em 2037, o país organizará 1,6 bilhão de viagens de avião por ano, um bilhão a mais que em 2017. Em 2025, Pequim poderia receber um total de 170 milhões de passageiros espalhados entre os dois aeroportos.
Estrutura
O novo edifício de 700 mil metros quadrados é, segundo seus criadores, o maior terminal aéreo do mundo. Foi projetado pela arquiteta anglo-iraniana Zaha Hadid, que morreu em 2016, e pela subsidiária de engenharia da empresa francesa Aéroports de Paris (ADP).
O terminal cobre uma área equivalente a 25 campos de futebol e inclui uma estação de metrô e uma estação de trem de alta velocidade.
O projeto custou 120 bilhões de iuanes (cerca de 17,5 bilhões de dólares) ou 400 bilhões de iuanes, se forem incluídas as conexões ferroviárias e rodoviárias. (AFP)
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