Aniversário de Sorocaba é convite para refletir sobre "história oficial"

Nova edição do Uniso Ciência aborda os significados em torno da data, na perspectiva da história e da memória

Por

Tratamento da imagem: Daniele Coimbra/Assecoms-Uniso

Lançada próxima ao aniversário de 369 anos de Sorocaba, a 24ª edição do jornal Uniso Ciência está disponível e traz um convite especial para a reflexão sobre significados em torno da data de fundação da cidade, na perspectiva da história e da memória.

A partir da “história oficial” e suas representações, seus monumentos e personagens centrais, como Baltazar Fernandes, mostra-se a complexidade da construção das narrativas sobre o passado, conforme pesquisa realizada pela estudante de História, Larissa Girardi Losada. No caso do aniversário de Sorocaba, a pesquisadora explica que houve um tempo em que a data era outra: 3 de março, marcando o dia em que Sorocaba foi alçada ao status de vila, em 1661.

Outro tema abordado nesta edição são os desafios da comunicação e da educação na sociedade digital, assunto que se tornou mais urgente a partir da pandemia de Covid-19. “...um dos primeiros pontos que nós, pesquisadores, observamos foi que muitos professores, naqueles momentos iniciais da pandemia, buscaram aparatos ou pelo menos algum tipo de guia que os preparassem para trabalhar no contexto das mídias”, apresenta a reportagem.

Esse assunto foi tratado em um simpósio da Rede Euro-Americana de Pesquisa em Competências de Mídia para a Cidadania (Alfamed), realizado pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e em Educação da Uniso.

O evento teve como resultado a publicação do livro Currículo Alfamed de formação de professores em educação midiática: Alfabetização midiática e Informacional na era pós-Covid-19, que está disponível para download gratuito, no link da reportagem. Foi um projeto grande, que envolveu pesquisadores voluntários de 29 países.

Clique aqui e confira a edição completa

Conheça o projeto.